Heitor Júnior destaca novo equipamento que substitui biópsia no diagnóstico de fibrose hepática
O deputado Heitor Júnior (PDT) informou na sessão desta quinta-feira, 26, que pacientes com suspeita de fibrose no fígado não precisarão mais passar por biópsia para o diagnóstico. Segundo o parlamentar, graças a uma parceria da Associação de Portadores de Hepatites do Acre com a Associação de Portadores de Hepatites Brasileira, o Estado irá adquirir um equipamento não invasivo de avaliação de fibrose hepática, o primeiro do Brasil, que substitui o método tradicional.
O equipamento é semelhante a um transdutor de ultrassonografia, o Fibroscan faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão.
O nível fibrótico do fígado está relacionado a doenças anteriores à cirrose hepática (nível altíssimo de fibrose) – como hepatites virais ou não virais – que podem se tornar problemas crônicos.
O deputado explicou que no método tradicional esse diagnóstico só é possível por meio de biópsia, ou seja, inserção de agulha e recolhimento de um pequeno pedaço do órgão para análise. “O Fibroscan não oferece risco nenhum. O equipamento também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que passaram por transplante de fígado”, informou.
Segundo Heitor Júnior, o Governo do Acre, através da Secretaria de Saúde a Santa Casa realizará 150 procedimentos de Fibroscan à população acreana. “Fiz uma indicação ao governador Tião Viana solicitando a realização desse exame no Acre, fico feliz com a notícia de que 150 procedimentos serão feitos no Estado”, disse.
Para concluir, o parlamentar comemorou a entrega do primeiro lote de peixes do Complexo de Piscicultura do Estado. A entrega foi feita às nove horas desta manhã, no Supermercado Araújo, localizado na Isaura Parente. “Estou muito orgulhoso com os resultados da nossa piscicultura, a entrega do primeiro lote de peixes daquele complexo significa um salto gigantesco na economia do Acre”, concluiu.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac