Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 103 anos da Polícia Militar do Acre

sessao-solene-103-anos-pm300519fr


A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (30) uma Sessão Solene em homenagem aos 103 anos da Polícia Militar do Estado. A solenidade foi proposta pelo deputado Sargento Cadmiel (PSDB) através de requerimento aprovado em plenário. Após a abertura da sessão, a banda da PM se apresentou ao som dos hinos nacional e da Polícia Militar. A banda mirim da instituição também se apresentou cantando a música “Anunciação” do cantor Alceu Valença. Logo em seguida, o coral da Aleac homenageou a categoria ao som do hino acreano.

eral

O presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (PP), passou a condução da solenidade ao deputado Sargento Cadmiel, mas fez questão de deixar uma mensagem em homenagem a PM.

“Hoje, com 103 anos de dedicação à sociedade, a corporação, popularmente conhecida como Briosa, teve importante participação na construção estrutural do Estado do Acre. Os militares trabalharam com aberturas de estradas, pavimentação de ruas, construção de aeroportos, entre outras atividades. Desse modo, na intenção de unir esta Casa aos valorosos membros da PM do Estado, este Poder realiza essa tão merecida homenagem. Parabéns a todos os policiais do Acre”, enfatizou Nicolau Júnior.

Em pronunciamento, o presidente em exercício do parlamento acreano, deputado Cadmiel, ressaltou a importância da Polícia Militar para o Acre. Frisou ainda que a homenagem é justa, levando em consideração os trabalhos prestados pela instituição à população acreana.

sargento-cadmiel-bomfim-psdb300519

“Sinto muito orgulho de fazer parte dessa categoria. Como policial, conheço de fato os grandes desafios dessa profissão. Fico muito feliz em recebê-los nesta Casa na condição de presidente, hoje é um dia de festa para essa corporação que tanto nos orgulha e que me acolheu há 19 anos quando eu era apenas um jovem. Desde então, passei a amar e a defender essa instituição que merece ser de fato reconhecida e valorizada”, frisou.

Na ocasião, o procurador geral de Justiça em exercício, Doutor Sammy Barbosa, enalteceu o ofício da Polícia Militar do Acre e ressaltou o trabalho conjunto entre a corporação e o Ministério Público. “Hoje estou nesta sessão representando com muito orgulho a procuradora geral de Justiça, Kátia Rejane. É um motivo de muita satisfação cumprimentar todos da Polícia Militar pelo seu aniversário. A origem histórica da PM aqui, antecede à do próprio Estado. Uma instituição forte e respeitada, que conta com a irrestrita colaboração do MP. Somos irmãos na cooperação pela luta institucional e por um Acre melhor. ”

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Douglas Thomaz, ressaltou que esse é um momento ímpar para a corporação, que comemora 103 anos de existência no Estado. “A PM é uma instituição que prima pela ordem e justiça, como também o cumprimento da lei. Temos um efetivo que fica constantemente nas ruas. Fazemos operações pontuais, com foco em atacar o crime de maneira inteligente e pontual. À população eu digo: defendam quem lhes defende. ”

O diretor do colégio Tiradentes, major Agleison, disse que a unidade de ensino representa a oportunidade de ter um ensino de qualidade e uma formação mais cidadã e cívica. “É com muita satisfação que eu procuro ensinar, diariamente, a importância da prevenção primária para os nossos alunos. Nós atendemos atualmente 740 alunos e nos esforçamos para passar para eles as regras sociais, as legislações, os ensinamentos priorizando sempre a ética e cidadania. Fazemos uma gestão buscando alinhar esses dois pilares: um ensino de qualidade e uma formação social”, enfatizou.

sessao-solene-103-anos-pm300519m

O que os deputados disseram:

Antônio Pedro (DEM)

“O deputado Cadmiel foi muito feliz em propor essa homenagem que é mais do que justa. A polícia militar do Acre realiza um trabalho de excelência e é merecedora do nosso reconhecimento. Além do trabalho que é realizado nas ruas, ela também trabalha através de projetos educacionais e isso é muito importante. Espero que o governo do Estado faça mais investimentos para que a categoria continue trabalhando, esses profissionais merecem essa atenção por parte do Executivo”.

Nenem Almeida (SD)

“É com muito prazer que participo hoje desta solenidade, a polícia militar merece todos os nossos aplausos. Sei que muito ainda precisa melhorar para que essa categoria se sinta de fato valorizada, sabemos que a remuneração de um policial ainda é muito baixa levando em consideração o trabalho que eles realizam. Com o salário atual, fica difícil um policial subir um morro do Rio de Janeiro para enfrentar bandidos. A categoria precisa de avanços, contem comigo para isso”.

Meire Serafim (MDB)

“Me sinto feliz em poder compartilhar esse momento com vocês. Sabemos que não é fácil ser policial neste país, tenho tios que são tenentes e sei o quanto eles tiveram que abdicar de suas famílias para combater o crime. Quero manifestar também todo o meu apoio à corporação, contem comigo sempre”.

Roberto Duarte (MDB)

“Quero parabenizar a polícia militar e dizer que vocês são o para-choque da população. Isso já resume a importância que vocês têm para a sociedade acreana. Não poderia deixar de frisar que nós sentimos muito orgulho de ter a polícia menos corrupta de todo o país, isso é motivo de orgulho. Coloco meu mandato à disposição de vocês na defesa das lutas da corporação, podem contar comigo”.

Chico Viga (PHS)

“Quero hoje parabenizar a Polícia Militar do Acre pelos seus 103 anos de história. Uma valorosa corporação que carrega o selo de polícia mais honesta do Brasil, formada por homens e mulheres que exercem com louvor a missão de servir e proteger a população. Me coloco à disposição em prol do fortalecimento da PM do Acre. ”

Gehlen Diniz (PP)

“Quero inicialmente parabenizar os policiais. Vocês tiraram essa instituição de um patamar e trouxeram para outro diferente. O povo tinha medo da PM, e nesse período de 20 anos a polícia tem uma outra imagem perante a sociedade. É respeitada, e não temida. Sem menosprezar nenhuma outra polícia, pois todas têm suas obrigações, vocês, policiais militares, são os garantidores da ordem e da segurança dos cidadãos acreanos. ”

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Agência Aleac