Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luis Tchê rebate críticas feitas ao governo e explica porque pediu retirada de PL do executivo de pauta

jose-luis-tche-pdt290519


O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado José Luis Tchê (PDT) pediu que fosse retirado de pauta o Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do Poder Executivo, que altera o tempo de promoção para soldados e cabos da Polícia Militar. Em discurso durante sessão desta quarta-feira (29), o parlamentar também argumentou que algumas mudanças precisam ser feitas para que a Previdência continue pagando as aposentadorias.

O documento enviado pelo governador Gladson Cameli (PP) ao Poder Legislativo propõe que a promoção de soldado para cabo seja feita após 10 anos de serviços prestados, e de cabo para sargento seja de 15 anos. Atualmente esse tempo é de 6 e 10 anos respectivamente. Tchê solicitou que o projeto fosse retirado de pauta.

“Sobre esse projeto, reitero o que venho defendendo desde o início, o diálogo é essencial. Assim que eu soube que ainda não teria existido uma conversa com os policiais, pedi que o documento fosse retirado de pauta. É salutar que para que o sistema da Previdência continue funcionando, é necessário se fazer uma reforma. Atualmente, um jovem que entra na PM aos 20 anos, vai se aposentar com apenas 48 anos. Aí o sistema não aguenta. Mas antes de qualquer decisão haverá uma conversa e consenso”, explicou.

O parlamentar falou também sobre o déficit da Saúde no Estado que, de acordo com ele, ultrapassa os R$ 64 milhões. Tchê ressaltou que esse é um dos problemas que o atual governo tem buscado resolver e que grande parte desse montante vem de pagamentos não realizados pela gestão passada.

“Compreendo quando dizem que não devemos ficar olhando para o passado, mas é necessário que se corrija algumas coisas também. A gestão anterior deixou dívidas na Saúde e o atual governo não pode ser punido por isso. Muitos profissionais que não receberam pelos serviços prestados agora se negam a voltar a trabalhar, mas as coisas estão sendo resolvidas”, garantiu.

O líder do governo finalizou seu discurso convidando os demais parlamentares para visitar as obras do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO), e ressaltou a importância do hospital para desafogar o sistema de atendimento na Saúde capital.
Andressa Oliveira
Agência Aleac