Nicolau Júnior participa da solenidade de implantação do Programa Justiça Presente


O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deputado Nicolau Júnior (PP) participou nesta quinta-feira (25) da solenidade de implantação do Programa Justiça Presente. O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de fortalecer uma política pública de Estado para enfrentamento dos problemas do sistema penitenciário em cada estado da Federação.
“Esse programa visa a melhoria da execução penal do país inteiro que vive em crise permanente com uma superlotação carcerária. O objetivo é distribuir a quantidade de pessoas reclusas, não simplesmente desencarcerar, mas encarcerar de forma qualificada. Estamos felizes que o programa tenha recebido todo o apoio do governador Gladson Cameli e do presidente do Tribunal de Justiça do Acre. Um projeto ambicioso e inovador que sem dúvidas trará melhorias para o sistema prisional deste Estado”, disse o Secretário Geral da CNJ, Carlos Adamek.
Para o deputado Nicolau Júnior, a inciativa é bastante positiva. “Achei muito positiva essa preocupação. A meta é implementar melhorias na atividade jurisdicional e isso é muito válido. Sabemos o quanto o sistema carcerário do nosso país é precário. Quanto mais ações forem desenvolvidas com o objetivo de reverter esse quadro, mais chances nós teremos de resolver os problemas existentes. Acredito que isso será possível com o empenho de todos. O Poder Legislativo está junto nessa luta”, enfatizou.
Participaram ainda do evento, o governador Gladson Cameli (PP); o presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Djalma; o Secretário Geral da CNJ, Carlos Adamek; o Juiz auxiliar da presidência da CNJ, Luis Lanfredi; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Laudivon Nogueira; o corregedor geral da Justiça, Júnior Alberto e a supervisora do GMF no Acre, Denise Bonfim.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac