Sargento Cadmiel Bonfim parabeniza governador pelo anúncio de convocação de novos PMs

O deputado Sargento Cadmiel Bonfim (PSDB) parabenizou o governador Gladson Cameli (PP) pelo anúncio de que no segundo semestre deste ano os aprovados no último certame da Polícia Militar (PM) serão convocados. Em discurso durante a sessão desta quinta-feira (14), o parlamentar também destacou a necessidade de se oportunizar o curso para sargento aos 500 policiais que aguardam essa qualificação.
“Gostaria de parabenizar o governador por ele anunciar a convocação dos aprovados no último certame da PM. Nossa polícia está com o efetivo muito defasado e todos os dias muitos entram com pedido de aposentadoria. O trabalho não pode parar”, disse.
Cadmiel falou ainda sobre a quantidade de policiais que aguardam para a realização do curso de formação de sargento. De acordo com ele, atualmente 500 PMs estão na lista de espera. No entanto, sem a convocação dos aprovados fica impossível retirar esse número de agentes das ruas.
“É importante que o governador também pense na formação de um cadastro de reserva para policiais. Atualmente temos 500 agentes à espera do curso de formação para sargento, mas não tem como retirar essa quantidade de combatente das ruas, pois até mesmo com eles o número de PMs atuando no Estado é totalmente defasado”, explicou.
A polícia conta atualmente com o trabalho de 2.400 policiais militares, o número representa cerca de 50% da quantidade que o Estado deveria ter. Nos últimos três anos 268 policiais foram aposentados, e este ano a quantidade tende a aumentar significativamente, deixando a corporação com ainda mais necessidade de novos profissionais a serem contratados.
Andressa Oliveira
Agência Aleac