Presidente Ney Amorim empossa Gladson Cameli como governador

Na tarde desta terça-feira (1º) de janeiro, foi realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a solenidade de posse do governador eleito, Gladson Cameli (PP), e seu vice, Wherles Rocha (PSDB). O gestor foi oficialmente empossado ao assinar o livro de posse de governadores, que contém a assinatura de todos os ex-governadores acreanos de 1966 até os dias atuais. A solenidade foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim.

No início da cerimônia, o coral formado por servidores da Aleac entoou o Hino Nacional e o Hino Acreano. Em seguida, o deputado Ney Amorim conduziu o governador e seu vice para prestar o compromisso constitucional e assinatura do livro de posse.

Gladson Cameli fez seu primeiro discurso reafirmando seu compromisso com a população acreana. Ele destacou que a partir de agora todos aqueles que foram eleitos devem voltar seus mandatos para o bem-estar do povo. Também pediu uma postura responsável dos deputados que assumirão este ano.

“Estamos aqui para celebrar e renovar dois sentimentos: a confiança na democracia e a responsabilidade. Carregamos nas costas a missão de corresponder aos anseios da população, que merece ter um grande futuro. Minha presença aqui é um convite para uma discussão propositiva, estabelecendo uma relação de respeito. Dirijo-me a 24 outros representantes, pois trabalhamos para o povo. Não há espaço para projetos pessoais. Não existem mais palanques. Dos deputados eleitos, não espero subserviência cega, nem agressividade gratuita. Peço a eles uma postura justa, equilibrada e adequada em respeito às pessoas por quem trabalhamos”, disse.

Gladson Cameli salientou também que tanto o trabalho dele como dos parlamentares deve reunir bons resultados em todo o Estado e que o povo acreano será sempre sua prioridade.

“Os problemas estão colocados no cotidiano das pessoas e precisamos resolvê-los. Nosso trabalho precisa ecoar nos quatro cantos deste Estado. Nenhum dos senhores terá em mim a figura de um inimigo, pelo contrário, manterei as portas abertas para todas as ideias, pois não vejo nos senhores figuras particulares, mas o rosto do povo acreano. Nós somos capazes de dar ao Acre o novo fôlego que ele necessita. Esse é um compromisso nosso com quem depositou em nós sua confiança. Encerro meu discurso compartilhando um princípio que adotei: um estado se mede pelo bem-estar de sua população. É para as pessoas que iremos governar. O Acre e as pessoas devem estar sempre em primeiro lugar”, finalizou emocionado.
Em seu último ato como presidente do Poder Legislativo, Ney Amorim agradeceu a presença de todas as autoridades e demais convidados. Ele destacou que o país vive um momento delicado e que isso exige de todos muito trabalho e união. O parlamentar concluiu seu discurso desejando sucesso ao governador Gladson Cameli, como também a toda sua equipe de governo.

“Encerro esta sessão agradecendo as autoridades do Poder Judiciário que se fizeram presentes neste ato, também a todas as demais autoridades do Estado e a todos que abrilhantaram este evento. Desejo ao nosso jovem governador Gladson Cameli muita fé, força e sabedoria. Nosso país vive um momento difícil e isso exige de todos nós muita coragem. Como o próprio governador disse em seu discurso, temos que descer do palanque e nos unir. Sucesso a todos! ” Concluiu.

Participaram da solenidade a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma; os deputados Heitor Júnior (PODE); Jenilson Leite (PCdoB); Nelson Sales (PP); Eliane Sinhasique (MDB); Antônio Pedro (DEM) Whendy Lima (PSL), Nicolau Júnior (PP), Doutora Juliana (PRB), Jairo Carvalho (PSD), Gehlen Diniz (PP), Chagas Romão (MDB), Manoel Moraes (PSB), Luiz Gonzaga (PSDB), alguns deputados eleitos no pleito de 2018; os senadores Márcio Bittar (MDB); Mailza Gomes (PP) e Sérgio Petecão (PSD); e demais convidados.

Após o ato constitucional na Aleac, o governador se deslocou para o Palácio Rio Branco, onde recebeu a faixa governamental das mãos de seu pai, Eládio Cameli, e também as honras militares. Muitos populares prestigiaram o evento.

A atual legislatura se encerra dia 31 de janeiro. Os 24 deputados estaduais eleitos no último pleito serão empossados dia 1° de fevereiro, em solenidade a ser realizada no Poder Legislativo.