Deputados encerram legislatura com sessão solene e homenagens

Nesta quinta-feira (20), os deputados realizaram a última sessão solene do ano, que dá início ao recesso parlamentar, concedendo moções de aplauso, Títulos de Cidadão Acreano e Título de Cidadão Benemérito a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Ao final da sessão foi feita uma homenagem ao presidente da casa, deputado Ney Amorim, que agradeceu pelo reconhecimento e disse que buscou pautar seus trabalhos de forma ética, garantindo que os debates fluíssem e tanto base do governo quanto oposição tivessem o mesmo espaço garantido.

Antes da entrega das homenagens, o coral da Aleac, formado por servidores do Poder Legislativo, assessores parlamentares e servidores de outras instituições, se apresentou cantando o Hino Acreano e a música A Paz, do grupo Roupa Nova. Em seguida, o deputado Chagas Romão (MDB) foi agraciado pela Mesa Diretora e demais parlamentares com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Ele, que cumpriu sua sexta legislatura, optou por não ser candidato à reeleição para se dedicar mais à família.

Dentre os homenageados estavam os familiares do médico Rosaldo Aguiar, popularmente conhecido como Doutor Baba (in memoriam), que foi honrado pelos serviços prestados às comunidades mais carentes da regional Tarauacá/Envira. Também o goleiro Weverton Pereira pela sua história no esporte acreano e nacional e a procuradora de justiça Patrícia Rêgo, pelos relevantes trabalhos realizados pela mesma à sociedade acreana. Dentre as instituições agraciadas, a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) foi uma das escolhidas.

Atendendo a uma solicitação dos servidores do Poder Legislativo, foi realizado um ato em homenagem ao deputado Ney Amorim pelos serviços prestados à casa durante seus doze anos como parlamentar. Foram destacados os relevantes serviços que o presidente realizou à frente da Mesa Diretora, garantindo a valorização dos funcionários, a aproximação com a comunidade por meio de cursos gratuitos e iniciativas que promoveram a inclusão social.

Ney Amorim foi conduzido ao centro do plenário, onde recebeu das mãos dos demais parlamentares a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo em reconhecimento ao trabalho dedicado à comunidade acreana. Seu último ato como presidente da Aleac será a posse do governador Gladson Cameli (PP), que ocorrerá dia 1° de janeiro de 2019.

“Agradeço de coração a todos os agraciados, às pessoas mais simples da comunidade que vieram aqui hoje para ser homenageadas, são vocês que representam todos os avanços que tivemos e ainda teremos no Acre. Aos colegas deputados, foi uma honra servir ao lado de vocês. Eu não estava esperando esta homenagem ao final e nem sei se faço jus a essa honraria. Me despeço afirmando que foi uma honra, com todos os problemas, demandas e dificuldades do dia a dia, estar aqui. Eu vim das ruas, foi de lá que saí para chegar até aqui. Me dediquei, servi de coração e agradeço aos servidores do Poder Legislativo, desde o mais graduado ao mais simples. Que Deus abençoe a todos nós, com um novo ano de paz, esperança e que o Acre tenha novos rumos, pois nós amamos este Estado”, disse emocionado.

Ao sair do plenário, Ney Amorim foi surpreendido pelos servidores que o receberam com aplausos e o acompanharam até o auditório da Aleac para o descerramento do quadro dele, que ficará ao lado do quadro de todos os parlamentares que já presidiram o Poder Legislativo acreano.

O mandato dos parlamentares se encerra oficialmente dia 31 de janeiro de 2019. No dia 1º de fevereiro se inicia a 15ª legislatura (2019-2022).

Andressa Oliveira