loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite se reúne com lideranças comunitárias para debater aumento da tarifa de energia

Na manhã desta terça-feira (18) o deputado Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu com lideranças comunitárias para tratar do aumento na tarifa de energia do consumidor acreano de 21,29%. O diretor-presidente da Energisa no Acre, José Adriano de Souza Mendes, também foi convidado pelo parlamentar para participar do encontro, mas não compareceu.

Ainda durante o encontro, o parlamentar falou sobre a ação cível que será ajuizada na Justiça pelas Defensorias Públicas do Estado e da União, pedindo a suspensão do reajuste da conta de energia elétrica dos consumidores acreanos. As defensorias alegam que tanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto a Energisa não teriam realizado uma audiência pública para comunicar o reajuste à população.

Ainda segundo as defensorias, isso teria comprometido a transparência do processo, já que não houve divulgação do procedimento. “Entramos com essa ação na Justiça Federal por entendermos que houve irregularidades no processo, a população foi pega de surpresa, todos nós. Aqui no Norte a energia já é tão cara e esse aumento afeta principalmente a população mais carente. Por esses motivos, e por não ter havido nenhuma audiência pública para discutir o aumento, nós ingressamos com essa ação pública”, explicou a defensora Larissa Rocha.

Para a presidente da Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac), Terezinha Santana, os consumidores do Acre estão sendo saqueados. “Nós estamos pedindo socorro, o que a Energisa está fazendo com o povo do Acre é um absurdo, nós não podemos nos calar. E o pior é que existe a previsão de um novo aumento para 2019, com o salário mínimo que ganhamos como vamos pagar essa conta? Nós do movimento comunitário vamos colocar o povo na rua, vamos convocar toda a população, todos devem abraçar essa causa”, disse.

Lamentando a ausência do diretor-presidente da Energisa, mas o deputado Jenilson Leite reforçou o compromisso de se juntar ao movimento. Segundo ele, é importante que a população acreana demonstre sua insatisfação com o aumento.

“A Energisa assumiu com a promessa de baratear as taxas e melhorar o serviço e olha o que eles fizeram, aumentaram a tarifa de energia que já é uma das mais caras do país, isso é um absurdo. O diretor da empresa não quis nem vir aqui para nos dar uma explicação. Mas tudo bem. Eu vou hoje ainda juntamente com os defensores Celso e Larissa protocolar essa ação cível no Tribunal de Justiça, nós temos que demonstrar a nossa insatisfação. A Energisa, mesmo se tratando de uma empresa privada, tem que respeitar os acreanos. Depois vamos entrar com uma ação contra a venda da Eletroacre”, disse.

O parlamentar sugeriu ainda a realização de uma manifestação em frente ao prédio da Energisa. “Quero propor que façamos um dia de paralisação em Rio Branco, que nos mobilizemos em frente a empresa para a realização de uma manifestação pacífica. Vamos nos reunir nos próximos dias para acertamos a data da paralisação”, frisou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac