loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nelson Sales critica PL que garante segurança de Tião Viana após término de mandato

Na sessão desta quinta-feira (1º) o deputado Nelson Sales (PP) classificou como “indecência” o projeto de lei enviado pelo governador Tião Viana (PT) à Assembleia Legislativa do Estado Acre, que pretende estender a proteção para os chefes dos três poderes, mesmo depois destes terem deixado os cargos. A proposta chegou à Aleac sob a nomenclatura de “Projeto de Lei 69/2018”, e veio sob a égide de uma ação conjunta dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O texto da lei assegura a manutenção da segurança institucional aos chefes do dos três poderes por 36 meses (três anos) após o término do mandato e as autoridades deixarem o cargo. Para o progressista, o PL também é um desrespeito ao Poder Legislativo.

“Esse PL que Tião Viana mandou para esta casa é uma indecência. O cidadão comum tem segurança, esse governo acabou com o policiamento nas escolas, nos postos de saúde, e agora quer garantir sua segurança pessoal, isso é um absurdo. Isso é uma falta de respeito com este poder, mais uma chacota. É o último bote que ele quer dá”, disse.

Segundo o oposicionista, Tião Viana estaria agindo com ‘esperteza’ ao colocar o Judiciário e o Legislativo em primeiro lugar no projeto. “Quando a gente vive um novo momento no Brasil e no Acre com relação ao combate a corrupção e aos privilégios, o governador manda um projeto desse, desrespeitando, inclusive, a sua base nesta casa. Sem falar que os policiais trabalham sem farda, munição, colete e combustível”, salientou.

Para concluir, Nelson Sales destacou que o efetivo policial do gabinete do governador é maior que o de Santa Rosa. “Isso não é novidade, não é? Tem mais policial fazendo a segurança de Tião Viana do que da população de Santa Rosa. Se ele enviar esse projeto novamente para esta casa nós vamos votar contra, e se ele insistir nós vamos esvaziar o plenário. Se não houver consenso é isso que nós vamos fazer, nós não vamos aturar nessa reta final as espertezas de Tião Viana”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac