loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Lourival Marques solicita realização de sessão solene em alusão aos “10 anos do Acre livre da aftosa”

lourival170315O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Lourival Marques, apresentou na sessão desta terça-feira, 17, requerimento solicitando a realização de uma sessão no dia 5 de maio em alusão aos “10 anos do Acre livre da aftosa”. O parlamentar lembrou que no ano de 1999 o governo da Frente Popular implantou no Acre um ousado programa de erradicação da febre aftosa.

A somatória de todos os esforços e o trabalho desenvolvido pelo instituto de Defesa Agroflorestal (IDAF) levou o Acre à condição de zona livre de aftosa com vacinação, status reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Sanidade Ambiental, no ano de 2015.

“Essa é uma conquista que merece ser comemorada. Em 2015, com um rebanho de aproximadamente 2,6 milhões de cabeças de gado, o Acre comemora 10 anos sem aftosa, desde a certificação, com o resultado histórico de 98,8% do seu rebanho bovino imunizado, estando entre os estados brasileiros com maior índice de cobertura vacinal”, destacou.

O deputado lembrou que para alcançar resultados positivos, o IDAF montou uma estrutura capaz de levar assistência técnica e sanitária às comunidades mais distantes, estando presente em todos os municípios e, intensificando a campanha de vacinação nos municípios fronteiriços com Peru e Bolívia.

“Todo o trabalho desenvolvido pelo IDAF valeu a pena, hoje o Acre está livre da aftosa graças ao ousado programa de erradicação desenvolvido pelo governo da Frente Popular, estão todos de parabéns”, disse.

Lourival Marques rebateu as acusações do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) que afirmou na tribuna que a BR-364 estaria “intrafegável”. O líder do PT informou que os serviços de recuperação da BR vão ser iniciados e que as empresas já começaram a fazer a instalação dos canteiros de obras para recuperar três trechos: Sena Madureira/Macapá – Macapá/Tarauacá e Tarauacá/Liberdade.

Quanto à investigação autorizada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para averiguar a possível participação do governador Tião Viana (PT) no esquema de recebimento de dinheiro desviado da Petrobras, Lourival Marques garantiu: “Sou solidário ao governador Tião Viana, a denúncia do delator não nos mete medo. Nós do Partido dos Trabalhadores do Acre sabemos da índole e da ética do nosso governador, estamos com ele nessa”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac