Deputada Eliane Sinhasique pede mais investimentos na cultura acreana

A líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique, destacou durante a sessão desta terça-feira (17) a vinda ao Acre da ministra da Cultura, em exercício, Mariana Ribas. A visita se deu a convite do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Eliane Sinhasique afirmou que apesar da agenda ser bastante positiva, foi verificado que as verbas destinadas ao investimento no setor cultural do Estado são ínfimas e representam menos de 1% dos 5% que poderiam ser investidos no setor e deduzidos dos impostos que os empresários pagam ao Governo Federal.
“O Acre utiliza menos de 1% do percentual de 5% que os empresários poderiam deduzir dos impostos que pagam para o Governo Federal, que poderiam ser destinados à produção cultural. Tem cultura indígena, festas juninas e tantas outras coisas, porém, não temos um calendário específico para essas ações. Nos foi dito que 4% do lucro das empresas poderia ser investido em cultura, mas nada disso tem sido fomentado em nosso Estado, as instituições ligadas a esse setor não cumprem os procedimentos necessários para arrecadar esses fundos”, destacou.
Eliane Sinhasique disse ainda, que o setor cultural do Estado está “ao Deus dará”, e que o Conselho Estadual de Turismo se encontra sem movimento algum há dois anos. Ela alega que a cultura indígena e os artesanatos produzidos pelos índios estão totalmente esquecidos, sem receber nenhum incentivo. A parlamentar finalizou seu discurso solicitando que o empresariado local e as instituições competentes se unam para não deixar que o setor cultural do Estado acabe.
Andressa Oliveira
Agência Aleac