loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Nelson Sales destaca atuação da Aleac no socorro aos desabrigados pela cheia

nelson110315O deputado Nelson Sales (PV) destacou na sessão desta quarta-feira, 11, as ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa no interior e nos abrigos de Rio Branco durante a cheia do Rio Acre. Segundo o parlamentar, os servidores do Legislativo juntamente com os deputados estaduais deram um exemplo de como fazer política no Acre. “As ações realizadas pela Aleac no período da enchente são motivos de orgulho e exemplo para a política do Estado. Tanto os servidores quanto os deputados deram um show de dedicação, amor e força de vontade”, ressaltou.

O deputado apresentou ainda três indicações ao Poder Executivo. Uma delas solicita à Superintendência da Caixa Econômica a instalação de uma agência bancária nos municípios de Santa Rosa e Acrelândia. Segundo o parlamentar, Santa Rosa dispõe apenas de uma agência lotérica para atender a demanda local.

“Ocorre que tal demanda tem se avolumado tanto ao ponto dos munícipes terem que se deslocar até o município de Manuel Urbano, local mais próxima, a fim de resolver seus problemas bancários, visto que numa lotérica existem limitações de procedimentos e operações de valores”, disse.

Quanto ao município de Acrelândia, o deputado ressaltou que a população tem buscado socorro para a resolução de seus problemas bancários nas cidades de Senador Guiomard e Plácido de Castro. “Acrelândia graças a seu povo guerreiro tem se constituído nos últimos anos como o maior produtor de banana, café, feijão e leite. A instalação de uma agência bancária facilitaria muito a vida daqueles produtores”, complementou.

O deputado também apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando ao Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), estudo de viabilidade visando a construção de estrada ligando o município de Santa Rosa do Purus à BR-364. Segundo Nelson Sales, Santa Rosa reúne melhores condições no tocante a distância e a topografia da área que os demais municípios que ainda não dispõem de acesso via terrestre.

“Moradores da região, denominados mateiros, mesmo sem o devido conhecimento técnico, afirmam que o percurso que conhecem a partir de Santa Rosa, é praticamente todo em “terra firme”, com poucas travessias de igarapés. Tudo isso comprovado in loco por eles em razão de caminhadas que se viram obrigados a fazer devido à falta de recursos para pagarem passagens de avião ou então por barcos que demoram dias para chegar”, disse.

Para o deputado o acesso terrestre proporcionará à população de Santa Rosa o desenvolvimento merecido do comercio, saúde, produção, educação, infraestrutura, transporte, em suma, de tudo que é necessário para melhorar a qualidade de vida daquela gente e, assim, realizar a obra mais ambicionada por cada morador daquela cidade.

“Sei que a solicitação ora em questão requer a elaboração competente e aprofundada de estudos que possam analisar tecnicamente todas as consequências para região decorrentes de um empreendimento desse porte. Peço que o governo olhe com carinho para esta indicação, o povo de Santa Rosa merece sair do isolamento”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac