Técnicos Agrícolas são homenageados durante sessão solene na Aleac

Atendendo a um requerimento do deputado Lourival Marques (PT), a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (9) uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Técnico Agrícola, ocorrido no último dia 5. Durante a solenidade foram homenageados autoridades, personalidades e representantes de entidades que contribuíram para o fortalecimento da atividade agrícola no Estado e especialmente na defesa do exercício da profissão.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), fez a abertura da sessão ressaltando a importância do técnico agrícola para o Estado. “Esta é uma homenagem mais do que justa. O técnico agrícola é um profissional que desempenha um importante papel nas ações de extensão rural, junto à agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores relacionados à economia do nosso Estado e do nosso país. Tenho muita admiração e carinho por esses profissionais, esta casa estará sempre à disposição dessa categoria”, destacou.

Em pronunciamento, o deputado Lourival Marques disse que a data promove o reconhecimento dos profissionais que fomentam a produção, levando assistência técnica para as propriedades rurais, possibilitando o conhecimento e a troca de novas experiências.

“A forte participação dos técnicos agrícolas no setor produtivo do Acre vem destacando o Estado como referência na produtividade, tanto no desenvolvimento da avicultura, suinocultura e fruticultura, entre outras atividades. Sabemos que é uma profissão que tem muito o que conquistar, mas que ao longo do tempo obteve avanços importantes no desenvolvimento da economia rural”, disse.

O Secretário de Agricultura e Floresta, Mário Jorge Fadell, destacou o trabalho realizado pelos técnicos agrícolas do Estado e os desafios que vêm sendo superados pela classe. O gestor também agradeceu o reconhecimento que os profissionais da área têm recebido do governo.

“Quero dividir essa honraria com toda a equipe da Secretaria de Agricultura do município, composta por um corpo técnico agrícola que nos auxilia em todos os trabalhos no setor, assim temos conseguido vencer todos os desafios. Acontece aqui hoje um encontro de gerações e devemos reconhecer que sempre fomos honrados pelo governo e por esta casa parlamentar, por isso estamos cada vez mais fortalecidos. O Acre é um Estado com muita terra e nosso objetivo é desenvolvê-lo como potencial de produção”, afirmou.

Para José Paulo dos Santos, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas, o dia 5 de novembro coroa a valorização da categoria. “É uma data que marca nosso enfrentamento com o Crea. Nossa profissão parte desse enfrentamento porque até 1966 o técnico agrícola exercia suas atividades plenamente porque não existia na época um conselho de fiscalização. Com a regulamentação da profissão em 1988, nós passamos a respirar, fomos buscar na Justiça nossos direitos para exercer nossa função”, ressaltou.

Ele também agradeceu o apoio que a Assembleia Legislativa tem dado à categoria. “Foi esta casa que deu a visibilidade que o técnico agrícola tem hoje. Esta casa nos abriu as portas em 2013 e nos tirou do anonimato através do mandato do deputado Geraldo Pereira, e a partir daquele momento nós obtivemos o reconhecimento que tanto almejamos. O governador Tião Viana também nos apoia muito, a prova disso são os investimentos que ele tem feito no setor produtivo do Estado”, afirmou.

O chefe da cadeia produtiva de hortaliças do Acre, Pedro Gomes, agradeceu aos deputados Ney Amorim e Lourival Marques (PT) pela homenagem concedida aos técnicos agrícolas. Ele destacou também a importância do ofício desses profissionais.

“Agradeço ao presidente Ney Amorim e ao deputado Lourival Marques por essa homenagem tão especial. O trabalho de assistência técnica na produção rural é algo grandioso. Fazemos um serviço que muitas vezes nem mesmo nós temos dimensão da importância. É o técnico quem acompanha o produtor, orienta, ensina, ajuda para que o trabalho dele seja mais produtivo”, destacou.

O vereador de Rio Branco e técnico agrícola Mamed Dankar Neto disse que a profissão alcançou conquistas importantes ao longo do tempo. “O que eu vejo hoje é uma categoria firme, que já passou por muitos desafios e ainda assim se manteve de pé. O técnico agrícola é a esperança das pessoas que moram na zona rural e que precisam produzir, e também das pessoas da cidade que precisam consumir esses alimentos. Nossa profissão é difícil, mas muito prazerosa. Hoje nós temos o reconhecimento que tanto buscamos”, enfatizou.

Mamed agradeceu ainda ao presidente Ney Amorim e ao deputado Lourival Marques pelo apoio à categoria. “Lourival sempre nos ajudou, ele é um amigo para a vida toda. Ney Amorim também tem sido atencioso com a categoria e nós somos muito gratos por isso. O setor produtivo precisa se fortalecer cada vez mais e para isso precisamos da ajuda de todos”, disse.

Ao final da solenidade, o presidente Ney Amorim (PT) recebeu das mãos do vereador Mamed Dankar o livro “Uma história de 100 anos de profissão do técnico agrícola”, um presente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas. “Agradeço demais a homenagem, fico extremamente lisonjeado. Faço questão de abraçar todas as categorias que chegam a este Parlamento. Vamos continuar trabalhando para garantir cada vez mais o fortalecimento do setor produtivo do Acre, contem comigo”, agradeceu.

A profissão

O técnico agrícola é o profissional responsável pelo desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, atuando nas suas diversas atividades. No Brasil, o setor representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e os técnicos agrícolas trabalham para ampliar e aprimorar seus resultados através das atividades de associativismo, pesquisa, análise e experimentação, contribuindo para os expressivos números deste setor na economia brasileira.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira