loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jesus Sérgio destaca ação dos Expedicionários da Saúde no Alto Rio Juruá

Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (9), o deputado Jesus Sérgio (PDT) destacou a realização da 39ª ação dos Expedicionários da Saúde, que aconteceu no território do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá, onde vivem mais de 16 mil indígenas de 17 etnias. O evento foi realizado do dia 25 de outubro ao dia 5 de novembro em uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde, da Defesa e Expedicionários da Saúde que montaram um hospital com alta tecnologia em plena floresta amazônica. Essa ação envolveu o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

O parlamentar relatou que nos cinco primeiros dias da Expedição da Saúde foram realizadas mais de 1.200 consultas (clínica geral, ginecologia e pediatria); 200 cirurgias oftalmológicas (catarata e correções); cirurgias gerais (hérnias e cistos) e mais de 100 atendimentos odontológicos.

“São anos de parceria entre Expedicionários, Ministério da Defesa e Saúde levando ações de média e alta complexidade em locais de difícil acesso e possibilitando a alguns povos indígenas dessa região, de tão difícil, acesso a cirurgias de alta complexidade. Não poderia deixar de parabenizar o esforço da vereadora Terezinha Moreira de Feijó, que não mediu esforços para garantir o atendimento dos índios da Aldeia Morada Nova localizada no município. Ela pediu que a equipe atendesse os índios daquela região proporcionando a realização de exames importantes e a distribuição de remédios”, disse.

O parlamentar frisou que além do voluntariado das equipes de logística e de saúde, a iniciativa conta com investimentos do Governo Federal e de empresas farmacêuticas que disponibilizaram medicamentos não constantes da lista de atenção básica. Indígenas das comunidades existentes na região também contribuíram para a realização da ação por meio dos caciques e outros trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá.

Jesus Sérgio parabenizou ainda o cacique da etnia Shanenawa, Carlos Brandão, pelo trabalho de mobilização realizado nas aldeias durante o evento. “Ele não mediu esforços para mobilizar a etnia para participar desta ação tão importante. Eu fico muito feliz em saber que os avanços na política de saúde estão acontecendo”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac