loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Lourival Marques comemora liberação de indenização dos Soldados da Borracha

lourival260215O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Lourival Marques (PT), comemorou na sessão desta quinta-feira, 26, a informação divulgada pela assessoria da ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB) referente ao pagamento da indenização determinada pela Emenda Constitucional nº 78 – no valor de R$ 25 mil aos Soldados da Borracha, viúvas e dependentes legais. De acordo com a divulgação, o benefício começará a ser pago na próxima segunda-feira, 2 de março.

Perpétua Almeida recebeu a notícia por telefone enquanto conversava com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

O parlamentar parabenizou a ex-deputada federal que, segundo ele, batalhou incansavelmente para conseguir a aprovação do benefício. “Não poderia deixar de parabenizar Perpétua Almeida pelo esforço que ela fez para conseguir a aprovação desse benefício, sabemos que ela lutou incansavelmente pela aprovação do recurso”, disse.

No Acre, mais de sete mil pessoas serão beneficiadas com a indenização. O pagamento em cota única vai injetar quase R$ 200 milhões na economia do Acre.

Lourival Marques comemorou também a publicação na edição desta quinta-feira, 26, do Diário Oficial da União, da portaria número 17, em que o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhece a situação de emergência de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.

Essas cinco cidades são as que mais sofrem com cheia do Rio Acre no Estado. Mais de 50 mil pessoas já foram atingidas pela alagação em todo o Acre. Com o reconhecimento decretado as cidades estão aptas a receber recursos do Governo Federal.

“Comemorei muito essa notícia, a liberação saiu em tempo recorde, pois geralmente demora quase trinta dias para sair um decreto como esse. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve desembarcar em Rio Branco amanhã para acompanhar de perto a situação em que a população se encontra. A expectativa é que ele anuncie a liberação de recursos”, comemorou.

José Pinheiro
Foto: J. Simão
Agência Aleac