loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê quer fim da exigência de Simulador de Direção Veicular em autoescolas

tche250614O terceiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado José Luís Tchê (PDT), pediu na sessão desta quarta-feira, 25, que o governador Tião Viana (PT) encontre uma alternativa para suspender o uso do Simulador de Direção Veicular para habilitação na categoria B – autorização para conduzir carros. O produto passou a ser obrigatório nos Centros de Formação de Condutores desde janeiro deste ano.  O parlamentar disse que foi procurado por instrutores e diretores de autoescolas de Rio Branco que, segundo ele, questionam a obrigatoriedade do simulador alegando o custo alto do produto.

A nova norma estabelece que o aluno/condutor tenha aulas teóricas e depois passe a treinar no simulador antes de ir às ruas. Em cinco horas aula de 30 minutos, o aparelho deverá registrar os problemas críticos que o aluno tem no trânsito, experiência que dará mais segurança quando ele for para o trânsito com o veículo. O problema, de acordo com o deputado, é que a maioria das autoescolas não tem infraestrutura e nem recursos para arcar com a compra do simulador. As empresas estão orçando a máquina hoje em torno de R$ 38 mil reais.

“Fui procurado por pessoas que trabalham em autoescolas e eles me disseram que não têm condições de comprar um simulador porque o produto é muito caro. Gostaria de pedir que o governador Tião Viana conversasse com a diretora do Detran, Sawana Carvalho, pedindo a suspensão do produto que pelo que parece só trará prejuízos aos Centros de Formação de Condutores do Acre. Em minha opinião é melhor aprender a dirigir na prática do que num videogame”, disse.

O deputado falou ainda da atuação do Acrecap no Estado. Segundo ele, as empresas responsáveis pela comercialização dos títulos só tiram dinheiro do Acre sem deixar nenhum retorno para a população. “Não existe dinheiro fácil, temos que trabalhar para ganhá-lo honestamente. As empresas Telexfree e Acrecap apenas tiraram dinheiro dos acreanos”, afirmou.

Tchê informou que conversou com várias autoridades estaduais para que seja criada uma loteria estadual que destinasse os recursos às federações e associações de esporte e lazer. Ele disse que apresentará uma indicação solicitando a criação da mesma. “Assim evitaríamos que recursos do Acre sejam levados por empresas de outros estados, temos que criar alternativas para fortalecer a economia acreana”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac