Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jesus Sérgio defende reforma imediata de escolas rurais

Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira (28), o deputado Jesus Sérgio (PDT) relatou a necessidade de um pacote de medidas que venha recuperar as escolas rurais do Estado. Ele cita que visitou escolas da região do Tarauacá/Envira e constatou as condições em que se encontram essas unidades educacionais.

“Nos finais de semana fizemos várias visitas à zona rural de Jordão e Tarauacá. Acompanhamos a situação das escolas estaduais na zona rural. Fizemos diversas indicações e o secretário Marco Brandão sempre tem nos atendido. E na data de hoje estou apresentando uma série de indicações para que o secretário monte uma força-tarefa para reconstruir essas escolas que estão funcionando de forma precária, principalmente na região Tarauacá/Envira”, diz o deputado.

Em seu discurso, o pedetista lembrou que muitos professores da zona rural estão com dificuldades para desempenhar suas atividades. Ele citou casos em que os educadores estão tendo que lecionar em casa porque não dispõem de espaços adequados para atender os estudantes.

“Na comunidade Novo Porto, Alto Rio Muru, lá os alunos do ensino médio não têm escola também. Quando a prefeitura cede uma sala tem aula tem aula, quando não ficam sem. No domingo passado estivemos no rio Acurauá. As professoras estão dando aula numa casa, ao lado de um curral, sem total infraestrutura. Os professores fazem de tudo para ensinar. Eu sou professor e sei da dificuldade, isso não favorece o ensino e a aprendizagem dos alunos. Peço que o governo dê uma olhada para todo o Estado”, argumentou.

Finalizando, Jesus Sérgio ressaltou que os recursos do Estado são suficientes para executar esse pacote de medidas e citou o exemplo da prefeitura de Jordão, que construiu 17 escolas rurais quando a atual vereadora Meire Sérgio foi secretária municipal de Educação.

“Ela construiu 17 escolas. Quero parabenizar a Meire Sérgio pelo trabalho que ela fez na Secretaria de Educação de Jordão. Isso o Estado pode fazer com todo o recurso que tem, que é muito maior que o do município de Jordão, o Estado pode fazer sim”, completa.

Jesus Sérgio completou dizendo que os futuros governadores do Acre têm o compromisso de elaborar projetos que mudem a vida da população, sobretudo daqueles que moram nas comunidades mais distantes.

“Na minha fala coloquei a situação das escolas. Os nossos próximos governadores, sejam da oposição, sejam da FPA, eles têm um grande desafio para o nosso Estado, que é mudar a condição de vida da população. Nem os 20 anos da FPA e nem Nabor, Orleir não conseguiram mudar a vida da população. Essa mudança passa pela escola. Enquanto o jovem tiver vindo para a cidade por não ter uma escola de qualidade, ter uma produção de qualidade, enquanto não tiver isso, nem Jesus Cristo se descesse aqui nessa terra ia mudar. Esses pré-candidatos têm um desafio, colocar ideias, projetos que venham mudar a situação da população”, argumenta.

Ainda tratando desse assunto, Jesus Sérgio pontuou que há projetos em andamento no Estado que foram feitos dentro de gabinetes, sem a menor condição técnica de existirem. “Lá em Tarauacá tem projetos que a gente fica olhando quem idealizou. Foi construída uma fábrica para despolpar frutas e não foi feito um projeto antes para plantar essas frutas. Eles pensam no final e o antes? Não precisamos inventar a roda. A roda já foi feita”, ressaltou.

José Pinheiro
Agência Aleac