Deputado Raimundinho da Saúde fala sobre primeira reunião da Secretaria Especial de Saúde da Unale
Durante a sessão desta quarta-feira (27) o deputado Raimundinho da Saúde (Podemos) destacou sua participação na primeira reunião da Secretaria Especial de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), ocorrida em Salvador (BA). Dentre os temas debatidos pelo grupo, foram elaboradas estratégias para reduzir o índice de acidentes de trânsito.
“Ontem tivemos uma reunião com a diretoria de saúde da Unale e em comparação a outros estados pude observar algumas carências que a Saúde do Acre apresenta. Sabemos que o Ministério da Saúde está cortando recursos para o nosso Estado e precisamos buscar soluções para que isso não cause impacto na vida das pessoas”, ressaltou.
O parlamentar destacou um programa de cirurgias para remoção de catarata, onde médicos da rede particular visitam os bairros realizando consultas e recebem do governo um auxílio de R$ 30 por cada atendimento. Falou ainda sobre formas de conscientizar as pessoas e diminuir a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas.
“Há uma verdadeira epidemia de acidentes envolvendo motos, isso gera um gasto excessivo para o sistema público de saúde. Trinta por cento das emergências nos hospitais provêm de traumas desses acidentes e os gestores não têm feito nada para evitar isso”, afirmou.
Raimundinho concluiu seu discurso afirmando que há três meses solicitou que o gestor da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) preste alguns esclarecimentos aos parlamentares, mas disse que até o presente momento o projeto não foi votado no Parlamento. Pediu ainda que a prestação de contas da Secretaria seja enviada com um mês de antecedência para que os deputados possam averiguá-lo com mais cautela antes da audiência de prestação de contas.
Andressa Oliveira
Agência Aleac