loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“Conhecendo o Legislativo”: estudantes da Escola Heloísa Mourão visitam Parlamento acreano

Com o objetivo de criar mecanismos de interação social no sentido de estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo estadual e a comunidade estudantil acreana, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) recebeu na manhã desta segunda-feira (25) 39 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Heloísa Mourão Marques.

Acompanhados da diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, e do técnico legislativo Paulo Luiz, os estudantes conheceram mais sobre a história do Parlamento acreano, constituído em 1962 com a promulgação da lei que passou o Acre de território a Estado da Federação, cuja a sede é o Palácio Senador José Guiomard do Santos, no centro de Rio Branco

Os alunos visitaram o Salão Nobre, local onde os parlamentares aguardam o horário de início das sessões. O espaço abriga duas importantes obras do pintor acreano Sansão Pereira. A primeira delas é em homenagem ao herói da Revolução Acreana, José Plácido de Castro. Já a segunda é um retrato da antiga sede do Poder Legislativo, que sofreu um incêndio em 30 de abril de 1992.

No local foram recepcionados pela deputada Doutora Juliana (PRB), que falou da importância da maior participação da mulher na vida política do país, principalmente no Parlamento acreano.

“Precisamos de uma maior representação das mulheres na vida política do Brasil e, principalmente na vida política do Estado, no Parlamento estadual também, pois a mulher tem uma sensibilidade e uma visão que faz a diferença. ”

No plenário, os alunos tomaram conhecimento do papel dos parlamentares, em especial do deputado estadual e suas prerrogativas, que são basicamente legislar (criar e modificar leis) e fiscalizar a administração pública estadual.

Também conversaram sobre a duração do mandato parlamentar, como são realizadas as sessões plenárias ordinárias, o trabalho das comissões permanentes da casa e as normas que fazem parte da Constituição estadual e do Regimento Interno, que definem as atribuições do Poder Legislativo e suas competências.

A professora Iracema Dias Alvares, que coordenou a visita dos estudantes, disse que o objetivo é apresentar o Legislativo aos estudantes e suas prerrogativas na construção de uma sociedade melhor. “O nosso projeto visa apresentar uma visão de mundo melhor e isso passa aqui pela Assembleia Legislativa na construção das leis”, disse a educadora.

Segundo a educadora, a visita também faz parte do conteúdo do Programa “Missão Pedagógica no Parlamento”, que é uma capacitação em educação para democracia destinada a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo Brasil.

Esta iniciativa visa formar professores comprometidos com a disseminação de práticas educativas para o fortalecimento da democracia, privilegiando a escola como espaço para o aprendizado e a vivência de valores democráticos e de participação cidadã.

José Pinheiro
Agência Aleac