loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Projeto Viver Ciência é apresentado ao presidente da Aleac

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Ney Amorim (PT), e o deputado Daniel Zen (PT), líder do governo no Parlamento, receberam nesta quinta-feira (14) a diretora de Inovação Cleide Prudence; o coordenador de Educação, Ciência e Tecnologia, Aires Pergentino; e Adonai de Oliveira, da Secretaria de Educação, acompanhados da diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, para apresentar a Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Viver Ciência.

A terceira edição do evento em Rio Branco será realizada dia 19, 20 e 21 de setembro, na Universidade Federal do Acre (Ufac). O tema escolhido para esta edição é “Ciência unindo saberes”. Em Cruzeiro do Sul, a segunda edição acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro.

A mostra é o maior evento científico da Educação Básica do Acre e tem como principal meta valorizar e estimular as produções científicas, tecnológicas e culturais das instituições de ensino com minicursos, oficinas e competições em geral. A edição de 2016 do Viver Ciência contou com cerca de 25 mil pessoas e o esperado para a edição 2017 é um público de 30 mil pessoas.

Com cerca 245 trabalhos inscritos de escolas de todo o Estado, a feira é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), em parceria com 26 órgãos locais e nacionais, dentre eles a Aleac, que irá apresentar no evento o Projeto Parlamento Jovem Acreano, que visa incluir jovens na política.

“Sem dúvida, o evento Viver Ciência é muito importante para a educação acreana, tanto para estimular a educação, quanto para gerar uma competição saudável entre os nossos estudantes”, destaca Ney Amorim. Ele ressalta ainda a relevância de expor o projeto da Aleac na feira no que diz respeito ao trazer a juventude para dentro do Parlamento.