Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique questiona cobrança de ICMS dos comerciantes de Brasileia isentos em decreto governamental

elianes250215A líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) na Aleac, deputada Eliane Sinhasique, em discurso na tribuna questionou durante a sessão desta quarta-feira, 25,  a cobrança do ICMS dos comerciantes de Brasileia atingidos pelas águas do Rio Acre em 2012. Ela relatou o depoimento do senhor Joaquim Lira que frisou que o decreto governamental assinado por Tião Viana (PT) não está sendo cumprido.

“O povo não aguenta mais promessas. Vocês acompanharam o depoimento do senhor Joaquim Lira ontem. O governador prometeu que iria isentar o ICMS em relação a alagação de 2012. Cadê a promessa de isenção? É brincar com a confiança da população. Dizer que ia isentar e não fazer. Se não podia, porque prometeu? Qual vai ser a promessa do Governo do Estado para este ano?”, frisou Sinhasique.

Quanto à cobrança de emolumentos por parte dos cartórios, a deputada frisou que uma conversa com a desembargadora Denise Bonfim está sendo agendada para discutir o assunto. Ela ressaltou que a taxa cobrada sobre o habite-se é ‘absurda’.

“Essa taxa de habite-se está pela hora da morte. As empresas alegam que não têm condições de pagar os habite-se. Os cartórios do Acre não cumprem o que determina a lei. Quem são os donos dos cartórios no Acre? O que de fato está sendo providenciado pelo governo?”, questiona a peemedebista.

A parlamentar cobrou, ainda, celeridade na reforma da Escola Maria Angélica, em Rio Branco, que desde 2012 passa por reparos.