Desbravadores da Telecomunicação no Acre são homenageados em sessão solene na Aleac

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma sessão solene para homenagear os Desbravadores das Telecomunicações no Acre, responsáveis pela implantação das primeiras linhas telefônicas na capital e interior. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Jesus Sérgio (PDT). O evento reuniu trabalhadores aposentados e ativos da telefonia, ex-funcionários e gestores da atual companhia e empresas prestadoras de serviços telefônicos.
O presidente em exercício da Aleac, deputado Eber Machado (PSDC), falou sobre o orgulho em presidir uma sessão em homenagem aos Desbravadores das Telecomunicações no Acre. O parlamentar também justificou a ausência do deputado Ney Amorim (PT), que não participou do evento porque cumpria agenda institucional.
“Quero trazer o abraço do nosso presidente, deputado Ney Amorim, que está cumprindo uma agenda institucional e não pôde comparecer, mas mandou um abraço e reconhecimento pelos belíssimos trabalhos que a categoria presta. Para mim, presidir esta sessão de tão grande importância é um orgulho. Vocês são heróis e merecem todo o nosso reconhecimento. Combateram um bom combate e guardaram o melhor para nós, suas trajetórias são um exemplo”, destacou.
O autor do requerimento para a realização da sessão solene, deputado Jesus Sérgio (PDT), fez um breve relato sobre a trajetória dos Desbravadores da Telecomunicação no Acre e reafirmou a importância do trabalho prestado por eles para os avanços no Estado.
“Não reconhecer o trabalho dessas pessoas é renegar a história do nosso Estado. Eles carregam consigo mais de 40 anos de história, pois vivenciaram a implantação da Teleacre, Brasil Telecom e da atual Telefonia Oi. Entre os anos 70 e 80, mesmo diante das dificuldades de locomoção e com poucas ruas asfaltadas aqui, isso não foi impedimento para que esses guerreiros instalassem as primeiras linhas telefônicas residenciais. Hoje, dia 24 de agosto, comemoramos também 45 anos de fundação da Teleacre, e me uno a cada um de vocês para prestar essa justa homenagem”, enalteceu.
A desembargadora Cezarinete Angelim, que atuou na extinta Teleacre, agradeceu à Assembleia Legislativa do Acre pela homenagem feita aos Desbravadores da Telecomunicação. Ela frisou que na época em que esteve na Teleacre sempre contou com o apoio incansável dos servidores para levar a telecomunicação aos lares acreanos.
“Quero dizer que nesta manhã de agosto me vejo aqui voltando aos meus 17 anos. Foi meu primeiro emprego na Teleacre. A Tasa foi incorporada à Telebrás e passei a ser secretaria do superintendente. Ali iniciei minha caminhada profissional. Eu posso dizer: nunca tive que cortar o ponto de nenhum funcionário. Todos eram assíduos e dedicados. Sempre procurei semear o bem e ter amigos. Vocês lembrarem o meu nome é muito gratificante. Ali dei os primeiros passos. Agradeço a Deus por esse momento e à Assembleia Legislativa”, disse Angelim.
Carlos Lourenço, gerente aposentado de expansão de rede da Teleacre, agradeceu ao deputado Jesus Sérgio pela homenagem. Ele também falou do orgulho que sente por ter instalado os primeiros telefones no Acre.
“Hoje, temos aqui nesta casa pessoas que entraram nas telecomunicações há 45 anos, alguns aposentados, outros mudaram de atividade, mas meu orgulho maior é saber que temos aqui, no nosso meio, a pessoa que instalou o primeiro telefone no Estado, o Nonatinho. Quando cheguei ao Acre, tinha apenas cinco mil telefones instalados. Eu e minha equipe conseguimos, com muito trabalho, instalar mais 80 mil telefones. Naquele tempo tudo era mais difícil, mas com muito trabalho e dedicação nós conseguimos vencer os obstáculos”, disse.
José Martins de Souza, mecânico eletricista, que trabalhou mais de 30 anos prestando serviços para a extinta Teleacre, frisou o orgulho que sente por ter contribuído para a implantação das primeiras linhas telefônicas residenciais e a chegada da telefonia móvel.
Emocionado, Martins relembrou a precariedade de um Estado ainda em sua fase de desenvolvimento inicial, com poucas ruas asfaltadas. “Foi uma fase difícil, mas olhar para trás e ver que todo o esforço valeu a pena, isso não tem preço. Hoje nós percebemos que todo o trabalho árduo foi recompensado”, afirmou.
Ao final da solenidade o deputado Jairo Carvalho (PSD) elogiou o colega de parlamento Jesus Sérgio (PDT) pela homenagem dispensada aos homens e mulheres que iniciaram a telecomunicação no Acre.
“Quero parabenizar o deputado Jesus Sérgio pela belíssima ideia. Um deputado que tem feito um trabalho digno nesta casa e hoje faz essa homenagem honrosa a esses desbravadores da telecomunicação. O senhor tem feito um belíssimo trabalho. Parabenizo a todos. Estava pensando e fazendo uma reflexão sobre como foi difícil, há mais de 40 anos, eu não tinha nascido ainda, implantar o sistema de telecomunicação no nosso Estado”, frisou.
Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira
Agência Aleac