Deputados levam ajuda e solidariedade à população do Alto Acre

aleacsolidaria240215Num gesto de solidariedade, deputados estaduais visitaram nesta terça-feira, 24, os municípios de Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Além da ajuda humanitária, com a doação de seis toneladas de alimentos, os parlamentares também visitaram as áreas atingidas pelas águas. Durante as visitas, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Ney Amorim (PT), acompanhado dos 16 deputados, ressaltou a importância da união dos parlamentares para ajudar a população dos municípios atingidos pelas cheias dos rios.

Ele lembrou que a decisão de conferir de perto a situação das famílias foi tomada através de um consenso dos 24 parlamentares.

“A Aleac é formada por representantes de todas as regiões do nosso Estado. Juntos, além da ajuda humanitária, com a doação de alimentos, decidimos visitar os municípios atingidos e colocar o Poder Legislativo à serviço do nosso povo”, afirmou.

Ney Amorim fez questão de destacar as ações realizadas pelo Governo do Estado em prol das famílias que tiveram suas casas atingidas pelas águas. “O governador Tião Viana colocou toda a estrutura do governo para ajudar as famílias. Todo o esforço está sendo feito para tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas”, lembrou.

Ele convocou os parlamentares para um grande debate em torno de alternativas para garantir a retirada das famílias que moram nas regiões que são atingidas pelas enchentes em todo o Estado.

O primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes (PSB), ressaltou a importância da visita aos municípios, lembrando que muitas famílias perderam praticamente tudo que tinham e estão desabrigadas.

“Esse é um gesto importante da Aleac, dos 24 deputados estaduais. Nossa vinda a Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia é um ato de respeito, preocupação e carinho com nosso povo que está sofrendo e necessitando de ajuda. Nossa união ajuda a minimizar o sofrimento da nossa população”, disse.

Participaram ainda da visita os deputados Antônio Pedro (DEM), Juliana Rodrigues (PRB), André Vale (PRP), Luiz Gonzaga (PSDB), Nicolau Junior (PP), Lourival Marques (PT), Daniel Zen (PT), Jonas Lima (PP), Leila Galvão (PP), Eliane Sinhasique (PMDB), Whendy Lima (PR), Jenilson Leite (PC do B), Maria Antonia (PROS), Josa da Farmácia (PTN) e Raimundinho da Saúde (PTN).

Prefeitos e população agradecem apoio da Aleac

Desesperados e preocupados, moradores dos três municípios agradeceram a visita e o apoio dos parlamentares. Centenas estão desabrigados, outros foram levados para as casas de familiares.

“Só mesmo quem enfrenta um sofrimento assim é que sabe como essa visita e essa ajuda são importantes. Agradecemos aos deputados por terem vindo até nós, oferecer ajuda e trazer essas doações. Está sendo difícil, mas vamos vencer essa batalha”, desabafou Antônio Félix, morador de Brasiléia.

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, também agradeceu o apoio da Aleac, afirmando que o município precisa da ajuda de todos, pois centenas de famílias deixaram suas casas e perderam praticamente tudo.

“É uma situação muito difícil. Nossa cidade está sendo castigada e, no momento, estamos precisando de muito apoio. Agradecemos o apoio e pedimos que a Aleac continue olhando por nosso povo. Esse é muito mais que um ato político, é um gesto de carinho e respeito por nossa gente”, enfatizou.

O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, também agradeceu o apoio dos parlamentares, lembrando que a cidade precisa da ajuda de todos.