loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique denuncia abandona de arados e tratores no Bujari

eliane190215A líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Parlamento acreano, deputada Eliane Sinhasique, em pronunciamento durante a sessão desta quinta-feira, 19, comentou sobre uma visita que ela fez ao município de Bujari, no período de Carnaval. Sinhasique disse que encontrou ao lado do Núcleo da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), naquele município, 12 arados e dois tratores totalmente sucateados.

“É inadmissível que os produtores rurais fiquem tentando limpar a terra no cabo da enxada, sendo que equipamentos estejam se perdendo dentro do mato. São 12 arados e dois tratores depenados. Nós sabemos o quanto custa um maquinário desses”, denunciou a deputada.

Eliane questionou o porquê de duas secretarias para cuidar da parte agrícola do Estado. Atualmente o Estado conta além da Seaprof, com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap). “Eu não sei por que temos duas secretarias agrícolas. Nem jardineiro a gente encontra neste Estado”, frisa Sinhasique.

Ainda durante a sessão, a peemedebista disse que a Escola da Família Agrícola, em Acrelândia foi desativada pelo Governo do Estado. A deputada lamentou o fato. “A Unidade foi criada pelos produtores rurais sendo repassada ao Governo do Estado anos mais tarde”, relatou a deputada.

Já no Grande Expediente Sinhasique apresentou um projeto de lei para que o Poder Executivo fixe nas unidades de saúde a relação de médicos, enfermeiros e técnicos disponíveis em cada plantão. A ideia é dar transparência ao serviço nas unidades.

“Visamos com isso proporcionar a qualidade no atendimento dispensado à população com a publicidade das escalas médicas. Que seja em locais de fácil visualização”, justificou a deputada.

Finalizando, Eliane Sinhasique pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-deputado Rezene Lima, avô do senador Gladson Cameli (PP/AC) e membro do PMDB no Acre.