Comissão de Segurança realiza audiência pública em Vila Campinas

A Comissão de Segurança Pública e Combate à Violência e ao Narcotráfico da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta sexta-feira (2), em Vila Campinas, audiência pública para discutir os índices de violência no local.
O encontro aconteceu na escola pública Luiz Gonzaga e foi fruto de um requerimento do deputado Jenilson Leite (PCdoB), que destacou a importância de se debater a violência na área e as políticas públicas para adoção de estratégias a fim de proporcionar mais segurança aos moradores da localidade.
Participaram da audiência o secretário de Segurança do Estado, Emylson Farias; o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César; o presidente da Câmara de vereadores de Vila Campinas, Paulo Acácio; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roney Cunha; e os deputados Jenilson Leite (PCdoB), Eliane Sinhasique (PMDB), Lourival Marques (PT), autoridades locais e representantes da comunidade.
Jenilson Leite, autor do requerimento, agradeceu a presença das autoridades e comunidade presentes e destacou a importância de debates que buscam melhorias na segurança das mais diversas localidades do Estado.
“A Assembleia Legislativa se sente honrada no dia de hoje, em poder contribuir para melhorias nesta localidade. Agradeço aos parlamentares locais, às autoridades aqui presentes e à toda comunidade que atendeu ao nosso convite. Este é um debate interessante e de extrema importância, uma vez que é a segurança das pessoas que será debatida. Agradeço, ainda, ao presidente Ney Amorim, que tem sido uma peça fundamental para que o Poder Legislativo se desloque até as comunidades para atender os anseios da população. A Aleac está à disposição para lutar por melhorias para a população.
O comandante da PM, coronel Júlio César, destacou a atuação da Comissão de Segurança da Aleac e se colocou à disposição para resolver os problemas apresentados.
“A Comissão de Segurança da Aleac tem sido atuante junto à comunidade e deixo aqui meus parabéns a cada componente, como também aos representantes da Segurança do Estado e demais autoridades. Estamos à disposição para ouvir a população e traçar planos que resolvam os problemas enfrentados”, afirmou.
O Secretário Estadual de Segurança Pública, Emylson Farias, se comprometeu em levar melhorias para a Vila e investir na segurança local.
“Cumprimento a todos que estão aqui hoje para discutir um tema tão importante, que é a segurança pública. Estamos aqui para ouvir a população e fazer com que os encaminhamentos sejam colocados em prática. Problemas nós sabemos que temos todos os dias, por isso é dever do Estado promover a segurança e o governador Tião Viana defende isso. Por esse motivo estamos aqui e as soluções serão apresentadas e cumpridas”, afirmou.
O que disseram os deputados:
Lourival Marques
” Que essa audiência gere um bom debate, com resultados que de fato irão contribuir para a segurança local. Nosso papel é discutir os problemas com a comunidade e fazermos essa ponte entre a população e autoridades competentes. Agradeço ao deputado Ney Amorim, que preside a Aleac e sempre nos oferece todo o suporte necessário para as audiências. Combater o tráfico de drogas e, consequentemente, o crime organizado é uma tarefa de responsabilidade de cada um de nós”, ressaltou o parlamentar.
Eliane Sinhasique
“É uma satisfação ver tanta gente presente nesta audiência, pois sinto que de fato as reivindicações dessas pessoas são verdadeiras e precisam ser atendidas. O crescimento de Vila Campinas é notório e com ele também surgiram conflitos que precisamos combater, em especial aqueles relacionados às drogas, pois são a porta que se abre para que se inicie um processo de crimes. O poder público precisa agir e por isso estamos aqui hoje, para ouvi-los e dar um encaminhamento resolutivo a esses problemas”, destacou.
No decorrer da audiência, os populares fizeram denúncias e sugestões, que foram acatadas pela comissão parlamentar e também pelas autoridades presentes. O secretário de Segurança, Emylson Farias, se comprometeu em instalar um posto policial, num período máximo de duas semanas; levar uma viatura do Corpo de Bombeiros para promover cursos de primeiros socorros e combate à incêndios; encaminhar mais armamentos para o quartel da Vila e a visita semanal de uma equipe especializada que irá atuar no combate ao tráfico de drogas.
Os deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Segurança Pública apresentarão um relatório da audiência no Poder Legislativo e farão os encaminhamentos necessários para que sejam feitos investimentos na segurança local.
Andressa Oliveira
Agência Aleac