Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Saúde da Aleac realiza audiência pública em Plácido de Castro

A Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (11), uma audiência pública em Plácido de Castro para tratar dos principais problemas que afetam a saúde no município.

O encontro aconteceu na Escola Estadual João Ricardo de Freitas e contou com a presença dos deputados Raimundinho da Saúde (PTN), Leila Galvão (PT), Chagas Romão (PMDB), Jairo Carvalho (PSD), Nelson Sales (PV), representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) e da prefeitura do município.

Dentre as reivindicações feitas pela população estão a ausência de profissionais fisioterapeutas e fonoaudiólogos para realização de tratamento em crianças especiais e a não realização de parto cesárea, o que obriga parturientes a se deslocarem até a capital em busca de atendimento. A comunidade pediu, ainda, melhorias no Hospital Marinho Monte.

O autor do requerimento da audiência e também presidente da Comissão de Saúde, deputado Raimundinho da Saúde, falou sobre a preocupação dos parlamentares em ouvir a população e buscar mediar conflitos, bem como soluções para os problemas apresentados.

“Temos nos preocupado muito com a Saúde em nosso Estado e isso faz com que a Assembleia se desloque até os municípios e converse com gestores, vereadores e população em busca de soluções para os problemas expostos. Estamos aqui hoje, como já visitamos vários outros municípios, para um diálogo aberto com o povo” destacou o parlamentar.

Nelson Sales (PV)
“Esse trabalho que a Aleac tem feito, se dá graças ao espírito solidário e aos esforços do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, que nos oferece todo o suporte para que possamos vir aqui ouvir os anseios da população. Nosso papel é mediar e buscar soluções”, complementou o parlamentar.

Jairo Carvalho (PSDC)
“É importante a presença de todos aqui, incluindo o prefeito e vice-prefeito de Plácido de Castro. Quero dizer que estamos aqui hoje para somar forças junto a vocês. Essa legislatura da Assembleia tem feito seu papel, trabalhando de manhã, tarde e noite. No interior e onde quer que o povo esteja, lá estaremos nós”.

Chagas Romão (PMDB)
“Cumprimento a todos que estão aqui e quero fazer essa representação agradecendo pela contribuição de cada um que se faz presente. Tenham certeza de que nossa vinda traz consigo nossos esforços reunidos pelo melhor desta cidade”.

Leila Galvão (PT)
Viemos para ouvir a população e o deputado Ney Amorim, presidente da Assembleia, é o grande responsável por isso, pois sem o apoio dele jamais estaríamos aqui hoje, como também nos auxilia na busca por soluções junto ao governo, intermediando melhorias para os municípios”.

Após a audiência pública os parlamentares se responsabilizaram em fazer uma articulação para levar os pontos debatidos ao governo estadual e buscar soluções que contemplem o município o mais breve possível.

Andressa Oliveira
Agência Aleac