Deputado Jenilson Leite parabeniza governador pela posse de 113 novos profissionais da Saúde

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) parabenizou na sessão desta quarta-feira (10) o governo do Estado pela posse de 113 novos profissionais da Saúde, aprovados em concurso público. A solenidade de posse aconteceu na última terça-feira (9), no Teatro Plácido de Castro. Para o deputado, a contratação efetiva desses profissionais é mais uma prova do comprometimento do governador Tião Viana (PT) com a saúde pública e com os servidores do Estado.
“A posse desses novos servidores é sem dúvida alguma uma prova de comprometimento do governador Tião Viana com a saúde pública do Acre. É bom ressaltar, que esses profissionais foram empossados em um momento de crise, de dificuldade financeira. Isso só comprova o compromisso que tem a gestão do governador Tião Viana com o povo do Acre”, enfatizou.
Jenilson Leite apresentou ainda um anteprojeto de lei que “Cria a Gratificação de Incentivo à Assistência Obstétrica”. A gratificação será paga aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), ocupantes dos cargos de enfermeiro, lotados e em efetivo exercício nos centros obstétricos das maternidades públicas, e que atuem diretamente no atendimento às gestantes em trabalho de parto.
Segundo o deputado, o anteprojeto surge para melhorar ainda mais o atendimento na Maternidade Babará Heliodora e prestigiar a especialização dos serviços públicos de saúde, retribuindo de forma pecuniária àqueles que se dedicaram a aprimorar seus conhecimentos à serviços da sociedade.
“Um anteprojeto importante, uma vez que no tocante à enfermagem esta área é responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas fisiológicos e psicossociais das famílias com relação à procriação. Vai desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o parto. A bem da verdade, nos centros obstétricos são os profissionais de enfermagem que praticamente realizam todo o trabalho junto às parturientes e por este motivo são merecedores, sim, de um incentivo especial. Apenas quero que essa categoria possa ter uma compensação pelo trabalho importante que realiza”, disse.
Para concluir, Jenilson Leite falou do péssimo serviço que, segundo ele, algumas agências bancárias têm oferecido à população acreana. “Esse é um problema não só de Rio branco, mas de todos os municípios acreanos. Os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica nunca têm dinheiro. Cheguei a um município para sacar dinheiro e esse serviço estava indisponível, isso é um absurdo. Vou convocar o superintendente dos dois bancos para saber o que está acontecendo, nós merecemos um serviço de qualidade por parte das agências bancarias, nós não podemos ficar não mão”, complementou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac