Deputado Eber Machado volta a questionar retirada do centro de operações regionais da Eletronorte do Acre

O deputado Eber Machado (PSDC) voltou a falar na sessão desta quarta-feira (9) sobre a retirada do centro de operações regionais da Eletronorte do Estado. Segundo o parlamentar, a situação revela um possível engessamento da economia local. “As cidades acreanas estão totalmente dependentes do Estado de Rondônia e isso não pode continuar assim. Esta casa tem que se posicionar diante desse tema, não podemos nos calar. É esse tipo de coisa que inviabiliza o futuro do Acre”, disse.
Ainda de acordo com o deputado, a transferência de decisões para Rondônia é resultada da falta de uma intervenção política. “Tiraram o centro de operações regionais da Eletronorte daqui. Sem energia de qualidade este Estado não vai andar. Estaremos fazendo audiência pública para debater a privatização da Eletrobras Distribuição Acre”, destacou.
O parlamentar afirmou ainda que o Estado não recebe a atenção merecida pela preservação florestal. “Temos 87% de preservação e não temos nenhuma compensação. Isso é engessar. Então quer dizer que quem cuida perde? Tiraram o centro de operações regionais da Eletronorte do Acre e instalaram outro em Ji-Paraná, isso é um absurdo. Rondônia sempre sendo beneficiado”, complementou.
Eber Machado destaca que Acre vive perdendo para Rondônia. “Isso é maldade com o nosso futuro. Tenho certeza que a Aleac não vai deixar de debater esse assunto. Não há nenhum incentivo para que uma indústria venha se instalar aqui, porque não temos qualidade de energia. Cadê o linhão que atenderia o Vale do Juruá? Temos que reagir, não podemos deixar essas coisas passarem em branco”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac