Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nicolau Júnior parabeniza reportagem que denuncia aquisição de gorros hospitalares pela Sesacre

Em pronunciamento nesta terça-feira (9) o deputado Nicolau Júnior (PP) parabenizou o site ac24horas pela publicação de uma reportagem que aborda a aquisição pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) de quase 20 milhões de gorros protetores. Acontece que apenas 4 mil servidores têm contato direto com pacientes que necessitam da vestimenta de segurança, o que, segundo a reportagem, não explica a quantidade solicitada na licitação. Esse número seria suficiente para manter o estoque da Secretaria abastecido por 22 anos. O custo total da compra seria de R$ 2.264.399,76, correspondente a 193.704 pacotes.

“Quero agradecer a alguns jornais do Acre que são bem informados, como é o caso do ac24horas, que divulgou uma matéria onde a Sesacre licita 19 milhões de unidades de gorros protetores, sendo que o Estado tem pouco mais de 7 mil funcionários na Saúde e apenas 4 mil atuam diretamente com pacientes e necessitam do equipamento. Eles avisaram antes e a Sesacre já pediu o cancelamento dessa licitação que seria um absurdo”, pontua o parlamentar.

Outro assunto relatado pelo progressista é em relação à falta de um neurologista em Cruzeiro do Sul. O deputado explicou que um profissional vem de Rondônia atender pacientes em Rio Branco, custeado pelo governo acreano, entretanto os pacientes do Vale do Juruá ficam descobertos.

“Isso é uma vergonha. Em Cruzeiro do Sul a população é muito carente, a consulta com um neurologista é muito cara, peço que o governo utilize da melhor forma esse dinheiro da Sesacre. Se o jornal não tivesse noticiado essa informação dos gorros, essas 19 milhões de unidades seriam adquiridas sem necessidade, isso é um absurdo. Enquanto isso faltam profissionais em outras áreas. É preciso priorizar as demandas e aplicar bem os recursos. Esse médico que vem de Rondônia, por exemplo, atende Rio Branco, mas não vai para Cruzeiro do Sul”, destacou Nicolau Júnior.

Nicolau falou, ainda, sobre a recuperação da BR-364. Ele salientou que já estão realizando o serviço de preenchimento de solo. “Já estão atuando na região de Sena ao Purus. Na semana passada tivemos a licitação do trecho Rio Branco a Sena Madureira e duas empresas de Rio Branco ganharam o serviço e isso me deixa muito feliz”, argumentou.

José Pinheiro
Agência Aleac