Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Leila Galvão agradece empenho do Dnit na recuperação da BR-317

A deputada Leila Galvão (PT) ressaltou na sessão desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a recuperação da BR-317, sentido Senador Guiomard a Assis Brasil. Ela agradeceu ao superintendente do Dnit no Acre, Tiago Caetano, que determinou os reparos na rodovia no início de maio, após reivindicação da parlamentar.

“Gostaria de falar a respeito de uma reivindicação que sempre trazemos a esta tribuna. Nós fizemos uma visita ao superintendente do Dnit para saber a respeito dos trabalhos relacionados às melhorias da BR-317. Como temos uma presença efetiva naquela região, as pessoas nos fazem cobranças por sermos parlamentar, e isso muito nos deixa feliz por poder ajudar a resolver os problemas que chegam até nós. A visita ao Tiago foi muito boa e a informação é que seriam instaladas três frentes de trabalho entre Capixaba e Xapuri, Xapuri a Brasileia e de Assis Brasil para Brasileia. Hoje eu fiquei animada porque ontem os equipamentos já foram para Assis Brasil para que hoje ou amanhã a empresa já comece a trabalhar”, argumentou.

Quanto à realização da audiência pública em Brasileia para tratar de Segurança Pública, Leila Galvão falou dos encaminhamentos que deverão ser tomados. Ela frisou que foi sugerido que a Força Nacional faça a segurança das pontes que ligam o Brasil ao Peru e à Bolívia. Outra sugestão foi a instalação de uma delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região do Alto Acre. Em relação a essa última, a parlamentar pediu que a Aleac elaborasse um documento reforçando o pedido para, nesse sentido, buscar o apoio da bancada federal do Acre.

“Uma fragilidade muito forte é a desatenção das pontes fronteiriças. O governador Tião Viana está fazendo esse esforço para que a Força Nacional possa ser disponibilizada para fazer a cobertura das pontes. Não é responsabilidade das polícias civil e militar fazer esse serviço. Tem essa possibilidade da Força Nacional fazer essa vigilância. Uma outra sugestão seria a instalação da PRF na região do Alto Acre. Que a Assembleia pudesse fazer essa indicação para que tenhamos o apoio da nossa bancada federal para ter a presença da PRF na região do Alto Acre. Quero aqui reafirmar esse compromisso com cada um parlamentar e com esta casa. A gente vai dar seguimento e os devidos encaminhamentos às reivindicações”, frisou.

Finalizando, Leila Galvão, comentou a agenda realizada na última semana, na região de Assis Brasil. Ela falou do compromisso do governador Tião Viana (PT) em garantir a recuperação do Ramal Icuriã. São 75 quilômetros de estrada vicinal que estarão recebendo a recuperação em 35 deles, sendo o restante apenas manutenção.

“A gente fez essa movimentação para o melhoramento do Ramal Icuriã, são 75 quilômetros que atendem 500 famílias. É um sofrimento. O governador Tião Viana assumiu o compromisso de priorizar o Icuriã e ele cumpriu com esse compromisso. E lá na reunião, fizemos todo o detalhamento do trabalho. Foi determinado pelas lideranças onde devem começar os trabalhos. Esse investimento é um investimento significativo. No percurso tem uma escola que não está funcionando por conta das condições do ramal. A luta daquelas pessoas é muito grande, o mesmo que a gente sente, a gente sabe que o governador Tião Viana tem essa sensibilidade, essa preocupação”, finaliza.

José Pinheiro
Agência Aleac