Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen destaca aula inaugural de escolas integrais

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), disse na sessão desta terça-feira (4) que a educação do Acre deu um passo revolucionário rumo à melhoria do ensino, na última sexta-feira (31), com a realização da primeira aula das escolas em tempo integral no Estado. A solenidade foi realizada no Teatro Plácido de Castro e contou com a presença do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, e de autoridades locais.

Para o deputado, o novo sistema educacional provoca uma revolução no processo de ensinar e aprender, uma vez que instiga e valoriza o desenvolvimento das competências e habilidades dos jovens sintonizados com o século 21.

“Esse é um dos projetos mais audaciosos realizados pelo governo da Frente Popular. É sem dúvida alguma um dos pilares de sustentação deste governo. É um marco histórico na educação acreana, porque não se trata apenas de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas de repensar as práticas pedagógicas com o intuito de redimensionar o tempo e os espaços escolares”, disse.

O parlamentar agradeceu ao governo do Estado e ao secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, pelo empenho e compromisso com o setor educacional. “Marco Brandão deu prosseguimento ao legado que se iniciou lá atrás com a implementação de políticas públicas na área educacional do Estado. Ele se compromissou, inovou e aperfeiçoou todas as ações que já eram bem-sucedidas. Graças ao compromisso do governador Tião Viana e ao empenho de Marco Brandão estamos colhendo bons frutos neste setor”, enfatizou.

Daniel Zen destacou que o novo sistema foi implantado este ano e inicialmente busca beneficiar 3.760 alunos, em sete escolas da capital. Até o momento, já são 3.585 estudantes matriculados. Nesta primeira etapa, apenas o ensino médio terá essa nova metodologia, mas a meta é que para 2018 esse modelo se estenda para o ensino fundamental e também para a zona rural.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac