Deputado Nicolau Júnior apresenta indicações solicitando melhorias na saúde pública do Juruá

Na sessão desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Nicolau Júnior (PP) apresentou indicação ao secretário de Saúde, Gemil Júnior, solicitando o conserto do tomógrafo do Hospital do Juruá que, de acordo com ele, se encontra há dois dias quebrado aguardando um técnico vir de outro estado para consertá-lo.
“Este aparelho se encontra danificado há vários dias, ocasionando a falta do exame de tomografia e as pessoas não são encaminhadas para a capital para realizar o exame, tendo em vista que o TFD não autoriza a passagem. Peço a secretário o conserto urgente do equipamento ou que faça a aquisição de um novo, uma vez que o mesmo é de 2007 e já está obsoleto”, disse.
O parlamentar também solicitou do secretário a contratação/nomeação de um gerente administrativo para o Hospital Geral de Feijó. Segundo ele, a administradora daquele hospital pediu demissão porque a Sesacre não atendia suas solicitações por medicamentos e melhorias na estrutura daquela unidade de saúde.
“Esta indicação é uma solicitação da população de Feijó que se encontra à mercê da própria sorte, sem um aparelho para realizar um exame de radiografia e sem um profissional bioquímico para fazer os exames. Peço também ao secretário que contrate ou nomeie um gerente administrativo, pois a falta deste profissional está prejudicando o funcionamento daquela unidade de saúde”, enfatizou.
O deputado falou ainda de algumas reivindicações que recebeu da população de Rodrigues Alves, durante reunião realizada no município no último sábado (1º). Uma delas é acerca da balsa que realiza a travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, a mesma não estaria cumprindo o horário de funcionamento e com isso prejudicando os estudantes daquela região.
“Às 22 horas a balsa para de funcionar deixando os estudantes que fazem faculdade à noite na mão. Parece que existem pendências do governo com o dono da balsa e o contrato que seria de 24 horas de funcionamento não está sendo respeitado. Peço que o governo tome providencias o mais rápido possível”, disse.
Outra reclamação da população de Rodrigues Alves, segundo o parlamentar, é com relação à delegacia do município. O deputado relatou que o delegado trabalha somente pela parte da manhã e isso estaria causando inúmeros problemas na cidade.
“O delegado só trabalha de manhã e depois vai embora. O prédio está funcionando precariamente, nem veículo tem para que a Polícia Militar atenda as ocorrências diárias. A população está assustada com a violência e o sistema de segurança local está completamente precário”, complementou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac