Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Serviço Público se reúne com representantes do Detran e autoescolas

A Comissão de Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e proprietários de autoescolas de Rio Branco. Durante o encontro foi discutido o projeto de autoria do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que dispõe sobre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) adaptarem seus veículos à aprendizagem de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Na ocasião, o procurador jurídico do Detran, Fábio Eduardo Ferreira, informou que o órgão disponibilizará um veículo adaptado para que os portadores de necessidades especiais possam tirar a habilitação. “O órgão disponibilizará um veículo para garantir que os portadores de necessidades especiais possam tirar a carteira de motorista. Esse é um grande passo para ajudar essas pessoas neste processo”, disse.

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN), autor do projeto, parabenizou o diretor do Detran, Pedro Longo, pela iniciativa. Para ele, a iniciativa ajudará tanto os proprietários das autoescolas quanto os portadores de necessidades especiais. “Agradeço o diretor do Detran pela sensibilidade, por ter compreendido a real necessidade dessas pessoas e o quanto esse veículo será importante para a categoria. Sem o veículo, os portadores de necessidades especiais pagariam mais caro pela carteira, mas agora vão pagar menos da metade do valor uma vez que as aulas práticas serão gratuitas”, ressaltou.
O deputado Eber Machado (PSDC), presidente da Comissão de Serviço Público, disse que a discussão do projeto continuará. Ele informou que a Comissão se reunirá outras vezes para debater o assunto. “Continuaremos discutindo esse projeto para garantir que todos os benefícios sejam devidamente garantidos e respeitados. Nós já definimos uma outra reunião para o dia 3 de abril, no Detran”, informou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac