Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior destaca conscientização para doação de órgãos no Acre

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (22), o deputado Heitor Júnior (PDT) comemorou a realização de mais seis transplantes no Estado do Acre. O parlamentar relatou que na semana passada a equipe médica do Hospital das Clinicas realizou quatro transplantes de rins e dois de fígado. “Graças a grande mobilização da equipe médica da Fundação Hospitalar o número de transplantes de órgãos tem aumentado significativamente no Acre”, ressaltou.

O parlamentar pediu a sensibilidade das famílias acreanas para que optem pela doação de órgãos. Para ele, “doar órgão é um gesto de amor ao próximo, além de salvar vidas e colocar fim a agonia de milhares de pessoas que estão na fila de espera. “A minha fala aqui também é para a sociedade acreana ter a sensibilidade para a doação de órgãos. Chamo mais uma vez a população para praticar esse gesto nobre e de amor que é o de salvar vidas”, disse.

Heitor Júnior agradeceu ao governo do Estado e à equipe médica do Hospital das Clínicas pelo empenho e dedicação. “Não poderia deixar de agradecer ao governador Tião Viana pelo apoio a esse trabalho incrível. Agradeço ainda o comprometimento da Sesacre que montou uma estrutura incrível para garantir a realização desse trabalho. Hoje, nós temos a central de transplante mais moderna da região norte”, complementou.

O parlamentar também apresentou um anteprojeto de lei que obriga o poder público a custear as despesas funerárias de doadores de órgãos. Ele justificou que essa é uma forma de incentivar as famílias a permitirem a doação, tendo em vista que o número de doações é muito pequeno.

“Tendo em vista que a doação de órgãos em nosso Estado ainda é muito pequena, nós esperamos que esse anteprojeto de lei sendo acatado pelo Executivo seja uma espécie de estímulo. Atualmente temos 25 pessoas na fila, em regime de urgência, esperando pela doação de um rim. Outras 50 pessoas também aguardam por isso. Precisamos buscar soluções urgentes.

Espero que a sociedade acreana possa se mobilizar e que passem a praticar esse ato de amor ao próximo. O povo francês é todo doador de órgão, a doação é uma revolução no mundo todo, nós também poderemos dar exemplo para o Brasil e para o mundo”, complementou.

O deputado apresentou ainda um anteprojeto de lei que prevê a presença de agentes de trânsito na frente das escolas públicas durante a entrada e saída dos alunos. Heitor justificou que essa é uma forma de fazer com que as leis de trânsito sejam respeitadas, o que, de acordo com ele, não tem acontecido.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac