Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen diz que problemas isolados da Saúde não podem ofuscar grandes avanços do setor

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), falou nesta quarta-feira (22) sobre a situação da cozinha do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Ele citou que manteve diálogo com o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, que garantiu resolver a situação no prazo de 30 dias.

“Precisa de reparos, precisa. Conversei com o secretário e em 30 dias essa cozinha será uma cozinha modelo. Vou aguardar os 30 dias para voltar a tocar nesse assunto. Às vezes a gente olha tanto um problema e esquece de celebrar a vida de centenas de pessoas que estão sendo salvas nas cirurgias de transplantes. Agora, em um único final de semana foram seis transplantes. Essa luta pela conscientização da doação de órgãos pelas famílias é importante. Já pensou a gente ter toda estrutura e não fazer porque não tem doador? Tem um tempo para esse procedimento. É caro trazer órgãos de outros estados e não fazemos mais porque as famílias aqui não se conscientizaram. O maior ato de amor de uma família é permitir a doação para salvar outras vidas. Gostaria muito de me somar a essa luta do deputado Heitor. Nós, parlamentares, poderíamos encampar essa luta e aproveitar essa capacidade instalada que o governo do Estado conseguiu constituir aqui no Hospital das Clínicas, que são duas unidades aptas a fazerem transplantes, que contam com equipes técnicas altamente especializadas. Não quero, com isso, minimizar os problemas dos degraus debaixo”, pontua.

Zen citou diversos avanços da medicina no Acre. Ele ressaltou os procedimentos cardíacos, neurológicos e de transplantes, tudo fruto do empenho do governador Tião Viana que possibilitou essas ações em Saúde que antes eram oferecidas apenas nos grandes centros do país.

“Hoje, no Acre, possibilitamos procedimentos neurológicos, cardiológicos e de transplantes. Poderia citar outro procedimento que é feito em Cruzeiro do Sul, que é a cirurgia buco-maxilar. A minha esposa foi salva pela equipe do SUS. Ela teve um AVC hemorrágico, ia morrer em poucas horas se não houvesse um procedimento cirúrgico porque a pressão intracraniana subia a uma velocidade muito rápida. No caso dela, graças a uma intervenção rápida do médico Ivan Ortiz e sua equipe hoje ela está convivendo entre nós e retomando devagarzinho as suas atividades”, disse Daniel Zen ao comentar o drama familiar.

O líder governista ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado, através do secretário de Educação, Marco Brandão, no fortalecimento das políticas públicas educacionais. “Agradeci e parabenizei o governador Tião Viana pelas ações e investimentos feitos na Educação. Fiz isso por entender que a Educação ao logo desses 18 anos sempre foi considerada o pilar, a mola mestra deste governo, sem desmerecer as demais áreas de atuação governamental. A Educação sempre esteve num lugar de destaque”, salienta.

Finalizando, Daniel Zen parabenizou o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT) pela iniciativa de lembrar o Dia Mundial da Síndrome de Down comemorado na última terça-feira (21). Ele lembrou a importância da matéria apresentada por Ney Amorim meses atrás que inclui nos quadros comissionados da Aleac pessoas com a síndrome.

“Quero parabenizar o deputado Ney Amorim pela iniciativa tomada meses atrás e celebrada ontem com uma homenagem durante a sessão para os portadores da Síndrome de Down. Considerando a cota que a Casa tem de cargos comissionados, nosso presidente estabeleceu por meio de uma resolução a possibilidade de termos em nossos quadros pessoas com a Síndrome de Down. Faço questão de louvar essa iniciativa. Temos dois colaboradores ótimos atuando neste Parlamento. Isso é importante para termos o desenvolvimento de uma política de inclusão”, argumenta.

José Pinheiro
Agência Aleac