Deputado Daniel Zen ressalta realização de Jogos Escolares 2017

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), comento una sessão desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a reunião que manteve junto com o deputado federal Léo de Brito (PT/AC) e o vereador de Rio Branco Rodrigo Forneck (PT) junto à Secretaria de Estado de Educação para tratar da realização dos Jogos Escolares da Juventude 2017. Ele frisou que, por conta da crise econômica no país, algumas etapas dos jogos não aconteceram em anos anteriores. Mas que, a partir de uma conversa com o governador Tião Viana e o secretário de Educação, Marco Brandão, foi possível a retomada das atividades esportivas.

“Queria aproveitar este Pequeno Expediente para fazer o registro do importante encontro entre eu, o deputado Léo de Brito e o vereador Rodrigo Forneck realizamos com o nosso secretário de Educação, Marco Brandão, para retomada dos Jogos Escolares da Juventude. Nos últimos dois anos, por conta da crise, algumas etapas não puderam ser realizadas”, pontua.

Daniel Zen acrescentou que as prefeituras também colaborarão para a realização dos jogos, já antes as despesas eram por conta do Estado. “Nós temos as etapas municipais, que devem ser realizadas pelas prefeituras, e que antes o Estado bancava sozinho. A partir dos diferente acordos e acertos e da capacidade de diálogo do nosso governo, conseguimos o apoio das prefeituras, inclusive de oposição, pois nesse aspecto a questão partidária tem que ser deixada de lado e observada importância desse evento para a Educação do nosso Estado”, argumenta.

Zen lembrou as importantes conquistas dos governos da Frente Popular na Educação. Ele falou sobre a melhoria nos índices do Ideb; a criação do Programa Quero Ler, que visa erradicar o analfabetismo no Estado; a garantia de acesso ao ensino fundamental; além da criação do Instituto de Matemática e Filosofia, que oferece cursos que não estão no currículo escolar.

“Nos orgulhamos muito em ter a Educação como carro-chefe dos nossos governos. Nesses últimos dias, observando o mais relevante na gestão do governador Tião Viana a gente refletia sobre a criação do Programa Quero Ler, a criação do Instituto de Matemática Ciência e Filosofia, que abrange temas que não podem ser explorados pelo currículo escolar, mas podem ser abordados em cursos extras. As escolas em tempo integral no nosso Estado, cumprindo o que recomenda o novo Ensino Médio, a dupla certificação do ensino médio integrada à profissão técnica, o processo das indicações legislativas de todos os parlamentares, quando juntamos ao processo de climatização das escolas e agora com o esforço que está sendo feito do projeto de expansão de banda larga paras as escolas, isso mostra que a Educação é importante nos governos da Frente Popular do Acre”, argumentou.

José Pinheiro