loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique pede melhorias no atendimento do TFD

eliane050215A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) voltou a fazer denúncias sobre os serviços prestados pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com ela, os serviços telefônicos do órgão têm apresentado problemas técnicos. A parlamentar relatou o caso de uma paciente que está realizando tratamento contra o câncer no Hospital de Barretos e não tem conseguido contato com o TFD.

“Quero falar a vocês sobre o TFD novamente. Recebi uma mensagem de uma paciente que está em Barretos. No relato ela conta que há acreanos com pacientes naquela cidade, no Hospital do Câncer de Barretos, que ligam para o TFD, mas ninguém atende”, destacou Sinhasique.

A parlamentar pontuou que sua equipe fez 19 tentativas nas três linhas telefônicas disponibilizadas pelo TFD aos usuários, entretanto também não obteve êxito. A peemedebista ressaltou que “é inadmissível que essas pessoas fiquem abandonadas”.

Ainda em seu pronunciamento, Sinhasique repassou a informação que um grupo de professores aprovados no último concurso da Educação estava reunido em frente à Casa Rosada, sede oficial do Governo do Estado, reivindicando a contratação imediata por parte da Secretaria de Estado de Educação.

“Neste momento está havendo um manifesto para que os professores que passaram no concurso da Educação sejam contratados. Temos visto em diversos setores os serviços terceirizados. O governo está dando preferência aos contratos provisórios”, frisou a deputada.

Eliane Sinhasique apresentou durante a sessão desta quinta-feira, 5, a primeira indicação parlamentar. No documento apresentado à Mesa Diretora, a deputada pediu a criação de uma escola de trânsito para auxiliar as pessoas de baixa renda na retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se acatada pelo Governo do Estado, um dos critérios para que o aluno faça jus ao benefício é ter renda familiar menor que 2 salários mínimos.

“Estou fazendo isso com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CTB também diz que a receita arrecadada na cobrança de multas também deve ser aplicada na Educação de Trânsito”, pontuou.

Finalizando, a deputada acreana apresentou um dado acerca da arrecadação do Detran/AC. Segundo ela, com informações do Portal Transparência do Governo do Estado, o Detran/AC “arrecadou em multas no ano de 2014 o montante de R$ 99 milhões”.