loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Lourival Marques disse que ministro da Agricultura não trouxe nenhum benefício ao produtor acreano

O deputado Lourival Marques (PT) falou sobre a vinda do ministro da Agricultura Blairo Maggi, ao Acre na última segunda-feira (13). Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta (16), ele citou que sentiu falta do anúncio de medidas de apoio ao homem do campo.

“Na segunda participei de uma palestra do ministro da Agricultura do atual governo. Eu fiquei interessado em ouvi-lo para saber o que de novo ele traria para o nosso Estado. Fiquei decepcionado com o que ouvi. Primeiro, como ministro da Agricultura, ele não anunciou nenhuma medida que venha beneficiar os nossos produtores ou algo novo para a economia do Acre. Criticou o modelo com o qual trabalhamos hoje, que o nosso governo implantou, mas não apontou nenhuma alternativa. O evento foi apenas para levar o nome do atual candidato ao governo pela oposição em 2018”, disse ele referindo-se ao senador Gladson Cameli.

Lourival Marques acrescentou que independente de governos, a cultura da soja implementada no Mato Grosso certamente chegará ao Acre. “O modelo criado no Mato Grosso vai chegar no Acre. Assim que tivermos produtores preparados para trabalhar o produto isso vai chegar. Mas não vai trazer riquezas para a população, apenas para os grandes. A nossa agricultura é familiar, a maioria dos nossos produtores são pequenos”, pondera.

O parlamentar disse, ainda, que na ocasião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, propôs melhorias no Plano Safra, principalmente no que diz respeito aos fretes subsidiados para o transporte de insumos. Entretanto, o ministro teria ignorado a proposta.

“O próprio presidente da Federação da Agricultura do Acre apresentou a proposta de melhorar o Plano Safra e termos um frete subsidiado e sequer o ministro deu atenção à proposta do Assuero. Fica aqui então a minha decepção quanto a isso”, ressalta.

Falando sobre a Operação Lava Jato, Lourival Marques encerrou dizendo que acredita na inocência do governador Tião Viana (PT) e afirmou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trouxe à mídia um processo que já teria sido arquivado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Gostaria de dar aqui o meu testemunho a respeito do governador Tião Viana. Aqui nesta Casa já tratamos desse assunto, o arquivamento desse processo. É muito ego de uma pessoa resgatar um processo que já foi arquivado pelo STJ”, disse o parlamentar ao falar sobre a inclusão de Tião Viana na lista de Janot.

José Pinheiro
Agência Aleac