Aleac realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por meio de um requerimento da deputada Doutora Juliana (PRB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quarta-feira (8) uma sessão solene para saudar as mulheres acreanas pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Em pronunciamento, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), destacou a importância das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa.

“É com muita honra que as recebemos aqui para prestarmos essa singela homenagem no Parlamento acreano. Sem sombra de dúvidas a presença de vocês abrilhanta nossa sessão. Como filho, pai e esposo sei da importância do papel da mulher na nossa vida. Sintam-se todas agraciadas e feliz dia a todas vocês”, parabenizou.

A deputada Doutora Juliana disse que apesar das conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos tempos, ainda há barreiras que precisam ser quebradas.

“A violência contra a mulher é sem dúvida a pior forma de desrespeito contra a classe feminina e nós temos que vencer essa luta. Heroicamente, conquistamos, sim, nossos direitos políticos, mas a taxa de participação da mulher na política ainda é muito pequena, sem falar na diferença salarial que ainda persiste. Tudo isso me faz chegar à conclusão de que a luta ainda não acabou. Não podemos desanimar diante das diversidades, nós ainda iremos alcançar a sonhada igualdade”, disse.

A médica mastologista Adriana Marinho falou da preocupação quanto a não realização do exame de mamografia pela maioria das mulheres. Ela frisou que apesar do Estado disponibilizar o exame, muitas mulheres não o tem feito, o que é preocupante.

“Venho falar de uma problemática relacionada à mulher. A nossa preocupação é com a questão da mamografia no Estado no Acre. Estamos dentro de alguns índices baixos relacionados ao Brasil. E isso pode ser devido à falta de conscientização. Não está acontecendo aquilo que nós queremos, que seria a prevenção. Temos recebido muitos casos de mulheres em estado avançado de câncer”, lamentou a mastologista.

A defensora-geral da Defensoria Pública do Estado do Acre, Roberta de Paula Caminha, agradeceu a autora do requerimento para a realização da homenagem às mulheres, a deputada Doutora Juliana (PRB). Ela também estendeu os agradecimentos aos demais integrantes do Legislativo.

“Receba essa homenagem deputada Juliana, em nome de todas as defensoras públicas do Acre e de igual modo estendemos os agradecimentos a todos os integrantes desta casa legislativa. Isso mais do que demonstra o interesse desta Assembleia com os menos favorecidos”, pontua.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, parabenizou as mulheres presentes na solenidade e falou sobre a importância do respeito e reconhecimento da dignidade da mulher.

“No meu pouco conhecimento a respeito de estudos sobre violência contra a mulher, sei que temos um problema histórico e social, de costumes e hábitos que são deixados para depois. Fico triste quando temos a postura de não nos importarmos quando fazem uma piada de mal gosto para ou sobre uma mulher, pois não podemos nos calar. Todas nós merecemos ser valorizadas e, acima de tudo, respeitadas”, afirmou.

Em pronunciamento, a deputada Leila Galvão (PT) ressaltou que a luta por uma sociedade mais justa e igualitária continua. “Apesar de todas as conquistas, nós precisamos continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária. Atualmente nós, mulheres, estamos sendo massacradas pelas propostas do governo federal. Entre tantos abusos, a proposta irá atingir diretamente a servidora pública e a trabalhadora rural. Diante disso, não posso deixar de externar a minha indignação, nós não podemos nos calar jamais. Nós temos que continuar juntando nossas vozes para externaras nossas vontades. Temos que continuar lutando pelos nossos direitos”, frisou.

Aproveitando a homenagem às mulheres, deputada Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou dois anteprojetos de lei. O primeiro pede que o Estado reserve 10% das vagas em cursos técnicos e profissionalizantes para as mulheres vítimas de violência doméstica, em institutos estaduais. O outro sugere ao Executivo que determine a inclusão das mães que têm filhos com deficiência nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.

“Apesar de todas as conquistas, nós temos que matar um leão por dia nessa sociedade em pleno século 21. Todos os dias os nossos direitos são desrespeitados. Uma mulher quando não se sente feminina, poderosa, a cabeça dela não está bem, a autoestima dela fica lá embaixo. Esses anteprojetos visam melhorar a vida das nossas mulheres, que são guerreiras”.

Ao final da solenidade as parlamentares Doutora Juliana (PRB), Eliane Sinhasique (PMDB), Leila Galvão (PT) e Maria Antônia (PROS) receberam um buquê flores das mãos do presidente Ney Amorim.

Participaram da solenidade a Juíza da Vara de Proteção à Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Shirley de Oliveira Hage; a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Silva, representando na ocasião o governo do Acre; a capitã da Polícia Militar do Acre, Marcilene Alexandrina; e a bombeiro militar Nangila Luna.

Mircléia Magalhães, Andressa Oliveira e José Pinheiro