Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Leila Galvão destaca aprovação de reajuste salarial de servidores públicos

A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a aprovação dos projetos de lei de autoria do Executivo que tratam de reajustes, recomposições, alterações em Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), além de vantagens adicionais que beneficiam os servidores acreanos das mais diversas áreas da administração pública.

A proposta de reajuste foi aprovada ontem (22) por unanimidade durante sessão extraordinária. A parlamentar destacou o empenho do presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), e dos demais deputados estaduais para garantir a votação das matérias antes do feriado de carnaval.

“Foram dois dias intensos de trabalho para garantir a discussão e aprovação desses projetos que beneficiam várias categorias do Estado. Não poderia deixar de parabenizar o presidente Ney Amorim por ter conduzido com tanta eficiência e responsabilidade a votação dos projetos. Todos os parlamentares estão de parabéns pelo esforço e dedicação”, disse.

Leila Galvão também falou sobre o bloqueio das duas pontes que dão acesso à Bolívia nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Segundo a parlamentar, o fechamento das pontes estaria causando sérios prejuízos econômicos para comerciantes, estudantes e populares que dependem do acesso ao país vizinho.

“A situação de empresários e cidadãos de Brasileia e Epitaciolândia é grave. Gostaria de pedir a mediação de autoridades brasileiras no problema das pontes que ligam os dois municípios ao Departamento de Pando. Isso tem causado um prejuízo grande, já que muitos estudantes passam diariamente pelas pontes para estudar nas faculdades do país vizinho, além de impedir a relação de comerciantes brasileiros com bolivianos”, disse.

A deputada disse que os órgãos responsáveis pelo conflito devem apresentar alternativas para resolver o impasse. “Os órgãos competentes devem encontrar uma solução para resolver o impasse. Peço também que os setores e as autoridades competentes se mobilizem para intermediar um diálogo com as autoridades bolivianas e mediar uma solução para o conflito, não podemos ficar isolados”, afirmou.

Leila Galvão apresentou ainda uma indicação à Suframa, solicitando a construção da sede do órgão na região do Alto Acre. A parlamentar relatou que a sede da Suframa localizada em Epitaciolândia não disponibiliza um atendimento de qualidade aos empresários da região.

“Os comerciantes do Alto Acre recebem atualmente um atendimento muito precário da Suframa. A sede que fica em Epitaciolândia é muito pequena e os empresários não se sentem satisfeitos com o atendimento. Peço através dessa indicação que a Suframa priorize em seu orçamento para o ano de 2018 recursos para a construção de uma nova sede na região, com uma estrutura mais ampla, que ofereça melhores condições para os comerciantes”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac