loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“O Acre não é mais o Estado da economia do contracheque”, frisa Daniel Zen

daniel030215O líder do governo no Parlamento acreano, deputado Daniel Zen (PT), falou dos investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos. O parlamentar ressaltou que “Acre não é mais o Estado da economia do contracheque”. Ele atribuiu essa conquista aos investimentos feitos pelos governos da Frente Popular do Acre (FPA) nos últimos 16 anos. Zen disse que o número de empregos formais dobrou de 58 mil em 1999 para 129 mil empregos formais em 2014. De acordo com ele a iniciativa privada tem superado a participação do setor público que em 1999 era de 61% e em 2013 ficou na casa dos 41%, enquanto que a iniciativa privada atingiu em 2014 58%.

“Isso tudo comprova que não só temos clareza quanto aos objetivos de nossa política econômica, como temos obtido sucesso na implementação dessa política e na concretização desses objetivos que são: fortalecer o setor produtivo, possibilitar o aumento da produção em escala, elevar a produtividade, entre outros”, ressaltou o líder governista.

Na produção agrícola, o parlamentar destacou o aumento da produtividade de grãos e citou o plantio de milho, base para o alavancamento de outras atividades como a suinocultura e a avicultura. Zen também destacou a participação público-privada para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção.

Daniel Zen destacou, ainda, os Programas Cidade do Povo e Ruas do Povo e ressaltou que essas iniciativas levam cidadania àqueles menos assistidos pelas políticas públicas. Outro ponto destacado por ele é a abertura permanente da BR-364, interligando o Vale do Juruá ao restante do Acre. A medida, de acordo com ele, permitiu a redução no preço da cesta básica em média 30% nos Vales do Tarauacá-Envira e Juruá.

Já na Educação, o deputado petista pontuou que essa área sempre foi prioridade para os governos da Frente Popular, começando com o então governador Jorge Viana (PT), que estruturou os planos de cargos, carreiras e salários, a capacitação de professores no governo Binho Marques (PT) e na contratação de pessoal no primeiro governo de Tião Viana (PT).

Quanto à capacidade de endividamento do Estado, o deputado comentou que o Acre cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal e mantém um rigoroso controle das contas públicas, o que consequentemente o credencia junto às instituições financeiras a adquirir crédito.

“Só se empresta dinheiro para quem tem condições de pagar. Então essa coisa de dizer que o Estado está endividado e que por isso vai a falência, é de uma irresponsabilidade gigante”, lembra Zen.