loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Em sessão solene deputados entregam 55 Títulos de Cidadão Acreano e 20 Moções de Aplauso

titulo171214Como faz todos os anos a Assembleia Legislativa entregou na manhã desta quarta-feira, 17, numa sessão solene, Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplauso para pessoas, entidades e empresas que contribuem com o fortalecimento e o crescimento do Estado do Acre. Após a apresentação do Coral da Aleac, que  interpretou o Hino Acreano, o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), abriu a cerimônia às 10h30min convidando para compor a mesa de honra o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim (PT); o juiz Clóvis Ferreira, do Tribunal de Justiça do Estado, Oswaldo D’Albuquerque – Procurador Geral de Justiça do Estado; Kátia Rejane, Corregedora-Geral; e Gladson Cameli, deputado federal e o mais novo senador eleito do Acre.

titulocid171214Em pronunciamento Elson Santiago ressaltou a importância da entrega dos Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplauso. “Trata-se de um justo reconhecimento do Poder Legislativo a essas pessoas que são muito mais acreanos que a gente. São pessoas merecedoras dessa homenagem pelo trabalho significativo que elas desenvolvem no Estado”, disse Elson Santiago (PEN).

A desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim foi uma das agraciadas com uma Moção de Aplauso. A homenagem foi concedida pelo deputado Walter Prado (PROS). Natural de Rio Branco, Acre, Maria Cezarinete presta serviços ao Estado há mais de trinta anos.

Cezarinete formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre em 1978 e ingressou na Magistratura Acreana em 18 de março de 1988.  Cursa MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Rio. Atualmente é a vice-presidente do TJAC e coordenadora dos Juizados Especiais do Estado do Acre (biênio 2013-2015).

Uma das pessoas contempladas com Título de Cidadão Acreano foi Cláudio Albuquerque da Silva, nascido no dia 6 de março de 1975, natural do Rio de Janeiro – RJ. Casado com Renata Albuquerque Souza da Silva tem uma filha. É segundo Sargento do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).

Cláudio Albuquerque veio para o Acre em 2001, onde além de trabalhar no Exército desenvolve ações de ajuda às famílias necessitadas de bairros carentes de Rio Branco, dando atenção especial às crianças através de um projeto de recreação e reforço escolar. É conhecido pelos colegas militares como embaixador do Acre no Exército por seu amor e respeito ao Estado.

Outro agraciado com o Título de Cidadão Acreano foi o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Admilson Oliveira e Silva. Natural do Rio Grande do Norte, além de promotor é engenheiro civil e economista. A homenagem foi concedida pelo deputado Walter Prado (PROS).

Mauro Hashimoto recebeu o Título de Cidadão Acreano das mãos do deputado Chagas Romão (PMDB). Natural do Paraná, Hashimoto é graduado em Medicina pela Universidade Federal daquele estado e atua na área de Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira de Psiquiatria. Também é especialista em saúde mental pela Universidade Federal do Acre.

Elson Santiago encerrou a solenidade afirmando que ser acreano vai muito além de uma certidão de nascimento. O deputado aproveitou ainda para se despedir do Parlamento acreano lembrando que 18 novos deputados estaduais assumirão a partir do dia 1º de fevereiro.

“Fechamos mais um ciclo da política homenageando na última sessão solene de 2014 as pessoas, entidades e empresas que contribuíram com o desenvolvimento do Acre. A entrega de títulos e moções sempre é marcada por muita alegria e emoção. Ano que vem estarei envolvido em outros projetos, mas vou ficar na torcida para que essa nova legislatura seja um sucesso”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac