Jamyl Asfury ressalta empenho de Marcus Alexandre e comemora aula inaugural dos candidatos do cadastro de reserva da PM

jamyl170614O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jamyl Asfury (PEN), parabenizou o prefeito Marcus Alexandre (PT) pelo trabalho que vem fazendo a frente da prefeitura de Rio Branco. O parlamentar ressaltou a ordem de serviço assinada pelo prefeito na última sexta-feira, 13, no bairro Belo Jardim II, para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), que irá substituir a Unidade de Saúde da Família (USF).

Segundo o parlamentar, somente este ano a prefeitura de Rio Branco em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado irá investir mais de R$ 35 milhões na construção e aparelhamento de quatorze novas unidades de saúde em diversos bairros da capital. Além da UBS do Belo Jardim II, a prefeitura de Rio Branco já iniciou as obras das novas Unidades Básicas de Saúde no Loteamento Altamira, no bairro Conquista, na Cidade do Povo, no residencial Santo Afonso, no residencial Jequitibá e também no Comara, informou o deputado.
“Marcus Alexandre não para nem mesmo no dia do seu aniversário, comemorado na sexta-feira, 13. Ele aproveitou a data comemorativa para assinar a ordem de serviço das novas unidades de saúde que serão construídas com recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, com contrapartida do município com recursos próprios”, disse.

Autor do requerimento para convocação dos candidatos do cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar do Acre, o deputado participou da aula inaugural do curso de formação dos novos policiais militares. Jamyl Asfury comemorou o ato destacando a importância dos agentes no reforço do combate à criminalidade.

O governador Tião Viana convocou mais 207 aprovados no concurso realizado em 2012, que faziam parte do cadastro de reserva e isso me deixou imensamente feliz. Os alunos já iniciarão os trabalhos de suporte em algumas ações da Polícia Militar no combate à violência nos bairros e comunidades das cidades acreanas. “A convocação é uma resposta do governador à Segurança Pública do Acre”, enfatizou.
A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretária de Educação do Estado. O evento contou com a participação de autoridades estaduais e oficiais da corporação.

O deputado retornou à tribuna no Grande Expediente para pedir o apoio dos parlamentares para a retirada do produto amianto do mercado acreano. O amianto é usado na indústria de produtos feitos de fibrocimento, como caixas d’água, telhas, isolamentos térmicos ou acústicos e, segundo pesquisas, está ligado à incidência de câncer de pulmão, de tumores na cavidade nasal, na bexiga e até mesmo no estomago e esôfago. A aspiração das fibras do amianto pode causar lesões nos pulmões e em outros órgãos até 50 anos antes do diagnóstico de câncer.

De acordo com o parlamentar pelo menos oito estados brasileiros proíbem o uso do produto. “Quero pedir o apoio dos meus colegas parlamentares para a retirada desse produto do Estado, precisamos poupar os trabalhadores da construção civil. Foram feitas pesquisas que apontaram o mal que este produto faz à saúde de que lida com ele, algumas empresas já sofreram multas por ainda utilizar o produto levando em consideração o mal que ele faz à saúde dos operários. O amianto já foi banido em tantos países e o Brasil ainda não tem política de proibição efetiva. Não é mais admissível que ele circule”, complementou.

Mircléia Magalhães