loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Sansão Pereira morre aos 95 anos

sansao1A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre comunica com pesar o falecimento do artista plástico acreano Sansão Pereira, vítima de câncer. Natural de Xapuri (AC), o pintor impressionista tinha 95 anos e estava internado no Hospital Marcílio Dias, na capital carioca, onde  morava há anos. O corpo deve ser velado e sepultado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, às 18h deste sábado.

O artista plástico Sansão Pereira nasceu no seringal Capatará, próximo à cidade de Xapuri, em 1919. Ainda criança saiu do seringal para estudar na capital Rio Branco, onde fez parte da turma inaugural do Colégio Acreano. A dedicação à educação o levaria aos Estados Unidos (EUA), local onde se formaria em engenharia e conheceria a pintura.

Com mestrado e PhD (Philosophiae Doctor) em engenharia, ele voltaria ao Brasil para exercer a profissão, mas permaneceu pintando. Até que em 1965 Sansão conseguiu ganhar o prêmio máximo no Salão Nacional de Belas Artes, promovido pelo Ministério da Cultura.

A primeira vez que Sansão retornou ao Acre após finalizar os estudos foi para trabalhar como engenheiro na construção da primeira usina de luz e na rede elétrica do Estado. Desde então, o artista contribuiu com quadros expostos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), no Palácio do Governo, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJAC), entre outros locais no Brasil e no mundo. Sansão é responsável pela obra “Gênesis – e Deus Fez a Luz” no altar da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco.

Fonte: www.g1.globo.com