Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen parabeniza cúpula da Segurança por ações de combate a atentados

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), destacou na sessão desta quinta-feira (16) as ações que foram desenvolvidas pela cúpula da Segurança Pública para combater os ataques ao patrimônio público que tiveram início na madrugada da última terça-feira (14), quando seis ônibus foram incendiados em Rio Branco.

O parlamentar relatou que cúpula da Segurança montou um gabinete de crise envolvendo as polícias Militar, Civil, Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto Socioeducativo, que também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Prefeitura de Rio Branco.

A ação implementada pelo gabinete de crise contou com o policiamento dentro dos coletivos e escolta motorizada dos ônibus. A Polícia Civil também está cumprindo desde a última quarta-feira 15 mandados de busca e apreensão em Rio Branco.

“A cúpula da Segurança Pública informou que todos os delegados que atuam em Rio Branco estão trabalhando em regime de plantão. Durante essa ação, quatro pessoas com envolvimento nos atentados foram presas e duas armas de fogo, drogas, colete balístico e dinheiro foram apreendidos. Foi informado ainda que cerca de 500 homens envolvendo todas as forças estão empenhados nessas ações contra o crime organizado”, disse.

O deputado ressaltou que as ações estão sendo realizadas por tempo indeterminado, até que a ordem e a tranquilidade sejam retomadas. “A segurança nas unidades prisionais em todo o Estado foi reforçada. Nesta quinta-feira, realizaram revista no maior presídio do Estado, a unidade Francisco D’Oliveira Conde, abordagens em veículos e pedestres estão sendo realizadas periodicamente. Todas as entradas e saídas da cidade estão sendo monitoradas, tudo isso para garantir a segurança das famílias acreanas”, complementou.

Daniel Zen destacou o empenho da cúpula da Segurança Pública para garantir o bem-estar da população acreana. “Sabemos que o combate preventivo à criminalidade se dá por meio da educação, cultura, lazer e esporte, mas não podemos negar a importância da ação imediata da resposta aos crimes. Por mais que se desenvolva ações que garantam a inclusão social, ainda assim teremos índices de criminalidade para combater. Por este motivo, parabenizo toda a cúpula da Segurança pelo trabalho que tem realizado para combater os atentados em Rio Branco. Todo o efetivo das instituições que integram as forças de Segurança está de parabéns pela resposta imediata às ações criminosas”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac