Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde alerta sobre colapso na Saúde com demissão de servidores

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) afirmou na sessão desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que a demissão dos servidores da Saúde poderá acarretar um colapso no atendimento do Pronto Socorro e Hospital das Clínicas. O parlamentar disse, ainda, que os aprovados em concurso público devem ser convocados imediatamente, afim de atenuar possíveis problemas.

Em janeiro deste ano o Ministério Público do Estado recomendou ao governo a demissão de 380 servidores que possuem contrato temporário. De acordo com a instituição, esses funcionários estariam trabalhando de forma irregular, uma vez que o prazo contratual deles já ultrapassou 12 meses, conforme previsto em contrato. O prazo para demissão é até o próximo dia 8 de março.

“Quem está penando com toda essa situação é a população. Havendo essas demissões, o quadro de profissionais de saúde, que já é baixo, vai piorar ainda mais. Pronto Socorro e Hospital das Clínicas terão seus atendimentos prejudicados. O ideal seria que esses trabalhadores continuassem nos seus postos, mas já que isso não é possível, que pelo menos convoquem de imediato os aprovados em concurso público”, ponderou.

Raimundinho da Saúde afirmou que para atuar no setor de nefrologia do Hospital das Clínicas, o profissional precisa passar por três meses de treinamento e que o atendimento ficaria prejudicado até que novos funcionários sejam convocados e devidamente treinados. Disse ainda que tem participado de reuniões com o governador e representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para buscar soluções ao caso.

Andressa Oliveira
Agência Aleac