Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Heitor Júnior comemora aquisição de aparelho para diagnosticar hepatites sem biópsia

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a sessão desta quinta-feira (9), o deputado Heitor Júnior (PDT) agradeceu ao senador Sérgio Petecão (PSD) por ter destinado emenda no valor de R$ 500.000,00 à Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para a aquisição de um equipamento de última geração chamado Fibroscan, que permite diagnosticar pacientes portadores de hepatites através da fibrose do fígado de maneira simples e não invasiva, sendo uma opção à tradicional biópsia.

O equipamento é semelhante a um transdutor de ultrassonografia e mede ondas emitidas entre dois pontos do órgão; de acordo com intensidade verificada torna-se possível avaliar o grau de fibrose hepática.

O deputado agradeceu a sensibilidade do senador e falou da importância do aparelho para os pacientes com hepatite. “Fiz esse pedido assim que iniciei meu mandato nesta casa e fico muito feliz que o senador Sérgio Petecão tenha se sensibilizado e atendido minha solicitação. Sabemos que as hepatites virais são consideradas um problema de saúde pública e necessitam de novas medidas para a prevenção e diagnóstico dos portadores. Agora com a ajuda desse aparelho, o exame que era muito doloroso passará a ser realizado de uma maneira mais simples e rápida”, afirmou.

Heitor Júnior falou ainda sobre a etapa alimentação dos policiais militares, civis e militares do corpo de bombeiros aposentados. Ele explicou que o auxílio-alimentação que deixou de ser pago pelo governo em dezembro, passará a ser incorporado ao salário dos servidores através de um projeto de lei. Ainda de acordo com o parlamentar, os policiais serão ressarcidos dos meses que não foram pagos.

“A etapa alimentação dos policiais já tem um acordo. Chegará um projeto de lei nesta casa incorporando a remuneração da alimentação, ou seja, os policiais receberão o auxílio direto na conta, uma solução pacífica. Outra notícia é que até março os policiais receberão os meses que não foram pagos. O pagamento será realizado até o mês de março”, explicou.

Para concluir, o deputado apresentou requerimento à diretora do Hospital das Clínicas, Juliana Quinteiro, solicitando informações sobre a falta de medicamentos nas seguintes unidades: Nefrologia, Oncologia, Hospital do Idoso e SAE (para portadores de hepatites com ascite/albumina.

“Esses medicamentos não são vendidos em farmácia e isso dificulta o tratamento dos pacientes. Peço que a diretora me informe com urgência, pois os pacientes não podem esperar”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac