Deputado Raimundinho da Saúde anuncia implantação da primeira unidade de tratamento de câncer de Barretos no Acre

Na sessão desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Raimundinho da Saúde (PMN) destacou a agenda que cumpriu em Brasília na última terça-feira (7) com o governador Tião Viana (PT), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e gestores ministeriais para tratar sobre o andamento da implantação da primeira unidade de tratamento de câncer de Barretos no Acre. Os deputados federais Léo de Brito e Alan Rick Miranda também participaram da audiência.
Para o deputado, a ação proposta trará um grande futuro para o tratamento de câncer na Amazônia e no Acre. “Sabemos das grandes dificuldades que os pacientes com câncer enfrentam, trabalho há muitos anos na área da saúde e por isso me sinto muito responsável com a falta de estrutura para atender essas pessoas. Eu sofro quando as pessoas me ligam dizendo que vão interromper o tratamento por falta de medicamentos”, disse.
O parlamentar frisou que a implantação do Hospital de Barretos no Acre é mais uma grande vitória para a Saúde e para as pessoas que precisam fazer tratamento contra o câncer e têm de se deslocar a outros estados.
“Para um paciente que luta contra o câncer é muito difícil fazer tratamento em outra cidade, longe da família. Parabenizo o governador Tião Viana pela iniciativa de, junto com o Hospital de Barretos e o Ministério Público do Trabalho, efetivar esta ação no Acre. Com a união dos poderes conseguiremos trazer melhores condições para o tratamento de câncer no Acre. Quem ganha com tudo isso é a população”, frisou.
Raimundinho da Saúde explicou que a implantação da unidade oncológica de Barretos no Acre é fruto de acordo entre o governo do Estado, a direção daquele hospital e o Ministério Público do Trabalho (MPT). No mês passado, o governo do Estado efetivou a doação do terreno para a construção do hospital.
Os serviços de terraplanagem devem avançar neste primeiro semestre e a previsão é de que a unidade entre em funcionamento já no início de 2018.
O deputado destacou que o método do Hospital de Barretos, que tem unidades também em outras cidades brasileiras como Juazeiro (BA) e Porto Velho (RO), é conhecido pela eficiência na redução de até 95% dos casos de cânceres que matam.
“O hospital de Câncer de Barretos é conhecido pelo excelente tratamento que oferece aos pacientes, tanto preventivo como curativo. Peço que toda a população acreana bem como os empresários possam nos ajudar nesse projeto. Vamos dar as mãos porque quem ganha com isso são os pacientes. O meu mandato estará sempre à disposição para ajudar quem precisa”, concluiu.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac