loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Chagas Romão denuncia lentidão em conserto de máquina para o tratamento do câncer no Hospital das Clínicas

chagasr261114O deputado Chagas Romão (PMDB) pediu providências para uma situação que se arrasta, segundo ele, há mais de 10 dias. Trata-se da necessidade de manutenção do equipamento que faz a quimioterapia no Hospital do Câncer, em Rio Branco. Ele pediu o encaminhamento dos pacientes para o Tratamento Fora de Domicilio (TFD) caso a situação não se normalize. “Venho a esta tribuna pedir à secretária de Saúde que tome as providências para consertar a máquina que faz a quimioterapia no Hospital do Câncer. Já vai para uns 15 dias e não podemos negligenciar o atendimento daqueles pacientes”, disse Chagas Romão.

O parlamentar também reclamou da disponibilidade de fichas destinadas aos pacientes com câncer, apenas 10. Ele pediu que o número fosse elevado para no mínimo 15 fichas diárias.

“Temos uma fila. Pelo o que eu ouvi falar só tem 10 fichas disponíveis. O cara que tem câncer não pode esperar. Precisamos agir nessa questão”, denunciou.
Chagas Romão alertou que 60% dos pacientes que se submetem ao tratamento do câncer no Estado correm o risco de não serem bem sucedidos no combate a doença por conta de casos como esses, ou seja, falha nos equipamentos e consequentemente interrupção no tratamento.

“Se nós fizermos um levantamento, tenho certeza que 60% a 70% morrem. Os médicos não são culpados e nem sua equipe de trabalho. A culpa é da gestão, quem cuida da gestão”, disse o parlamentar peemedebista.