loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Lourival Marques destaca investimentos do governo na área indígena da Praia do Carapanã

O deputado Lourival Marques (PT) destacou na sessão desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a visita que fez juntamente com o governador Tião Viana (PT) à terra indígena da Praia do Carapanã, em Tarauacá, na última segunda-feira (12).

Segundo o parlamentar, a piscicultura, uma das principais atividades produtivas da terra indígena, será fortalecida. Ele relatou que o governador fez a entrega de seis açudes construídos na comunidade e realizou a primeira entrega de um total de 30 mil alevinos adquiridos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Mesmo diante da crise econômica, o governo do Estado tem sido o principal alicerce que, ao longo dos últimos anos, tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida dessa população tradicional, por meio do aumento da produção familiar nas aldeias. Ainda durante a visita, foi assinado o projeto de fortalecimento da agricultura de baixa emissão de carbono”, disse.

Marques informou ainda que os moradores da Praia do Carapanã receberam do governador Tião Viana um investimento de cerca de R$ 200 mil, oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), com recursos do governo do Estado e do Banco Mundial.

Esse montante vai financiar a construção de barcos, aquisição de kits de casas de farinha, implantação de um viveiro de mudas e o incentivo à criação de pequenos animais.

“Essas ações são um compromisso de governo. Para a construção dos tanques foram necessários três dias de balsa para trazer os tratores. E essa gratidão ao governador é o reconhecimento de um gestor que pensa nas pessoas que mais precisam e que são as mais excluídas”, complementou.

O deputado também comentou a ação iniciada em 2012, pela Polícia Civil, que investiga o proprietário e também o repórter de um site local por extorsão, extorsão continuada, injúria, difamação e lavagem de dinheiro. Para Lourival Marques é injusto colocar a responsabilidade da ação no governo do Estado.

“Acredito que colocar a culpa da ação policial contra o site Ac24horas no governador Tião Viana é um pouco demais, é injusto. Nós somos livres para fazermos o que quisermos. Colocar essa investigação como se fosse uma represaria de Tião Viana é injusto, para não dizer absurdo. A liberdade de imprensa aqui no Acre é respeitada, nós sabemos que os jornalistas escrevem e divulgam o que querem”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac